Início Notícias Ambiente Chamas altas da Replan assustam moradores de Paulínia

Chamas altas da Replan assustam moradores de Paulínia

Há 6 dias consecutivos, as chamas altas das torres da Refinaria de Paulínia – Replan, a 119 quilômetros de Paulínia, tem assustado moradores de Paulínia e cidades da região, que relatam temor e curiosidade. A sobras de gás dos flares da Replan queimam 24 horas por dia.

Dependendo do local, moradores de cidade vizinhas como Cosmópolis, Campinas, Americana, Holambra, Jaguariúna, Nova Odessa, principalmente à noite, avistam as chamas à distância. Além disso, a segurança tem gerado insegurança e medo na população em relação ao local.

Motoristas que trafegam pela rodovia Professor Zeferino Vaz – SP-332, sentido Paulínia/Cosmópolis ou trajeto inverso, observam a claridade e altura das chamas e conseguem inclusive, observar que os tanques localizados no local não passam pela mesma manutenção e limpeza como antigamente.

Em nota, “a Petrobras informa que mantém o compromisso com a segurança de suas operações e instalações, adotando padrões da indústria mundial de petróleo, realizando periodicamente a manutenção preventiva em seus equipamentos.

Ela ressalta ainda, que recentemente, uma das unidades da Replan passou por uma intervenção de manutenção e, em virtude do ocorrido, o sistema de alívio de gases entrou em funcionamento, aumentando as chama das tochas. Esse é um procedimento de segurança realizado automaticamente e não traz nenhum risco às comunidades do entorno. A previsão de normalização da operação da unidade é do dia 10 de abril.

A companha também investe permanentemente na sua estrutura de resposta à emergência, com simulados e treinamentos periódicos para seus coladores. Os planos de emergência da refinaria preveem ações para manter a segurança das comunidades ao redor a Replan e contam com recursos internos e apoio de órgãos externos, como Prefeitura Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, além das empresas que compõem o PAM – Plano de Auxílio Mútuo”.

 Em novembro de 2018, houve explosão dentro da unidade, o fogo na Replan foi controlado e, felizmente, não houve feridos. Na época, moradores disseram que houve forte tremor. Sobre o caso, na época, a Replan alegou que “houve a ocorrência de um incêndio na madrugada de 20 de agosto, na Refinaria, em Não houve feridos e o incêndio controlado”.

O que diz a Cetesb – A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) disse que foi notificada na quinta-feira, dia 4, e que está monitorando a situação na refinaria. A equipe foi até o local e não constatou problemas ou emissão de poluentes de risco à população.

COMPARTILHAR