Início Destaques 22 de abril: Dia da Tontura, doença que atinge 30% da população...

22 de abril: Dia da Tontura, doença que atinge 30% da população e é um dos sintomas da Covid-19

Foto: Divulgação | Dr. Saulo Nader, neurologista e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN)

Como o assunto é amplo, o tratamento deve ser conduzido por médicos de diversas especialidades

“Sim, somos ainda poucos neurologistas capacitados para análise e tratamentos. Infelizmente, o termo “labirintite” vulgarizou a patologia, pois há mais de 40 tipos de doenças por trás de cada sintoma”, reflete Dr. Saulo Nader, neurologista e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) – o médico foi apelidado pelo carinhosamente pelos pacientes e internautas como Doutor Tontura.   

Segundo Nader, em pesquisas recentes cerca de 30% da população mundial sofre de tontura ao longo da vida (dados brasileiros apontam até 42%). O médico ressalta ainda que milhares de pessoas recebem diariamente diagnósticos erroneamente descritos como labirintite. 

“A tontura também é sintoma do terrível inimigo invisível, Covid-19. Ano passado, estudos internacionais apontaram que 16% dos pacientes tiveram algum episódio neste sentido. Recentemente, a revista especializada Lancet Psychiatry publicou que um em cada três infectados tiveram alterações neurológicas em até seis meses depois do ocorrido.  AVC, perda de memória, ansiedade e depressão foram as mais frequentes”, explica o neurologista. 

Isolamento x tontura
E neste momento de quarentena e isolamento social, o emocional das pessoas está muito abalado, consequentemente, as pessoas mais propensas podem sofrer, por exemplo, de tontura perceptual. 

“Ela está muito correlacionada com ansiedade ou estresse excessivo, acompanhada de sintomas como sensações diferentes na cabeça, piora da tontura em ambientes com muita poluição visual (agora esse pânico de ser infectado na rua, nos supermercados), atordoamento, mal estar e insegurança, receios de caminhar mesmo dentro de casa. Com o tempo, as pessoas viram reféns da tontura delas, e se privam de fazer muitas coisas, impactando totalmente em sua qualidade de vida”, finaliza Doutor Tontura.