Início Destaques 50 anos de Replan, a Refinaria de Paulínia

50 anos de Replan, a Refinaria de Paulínia

Inaugurada no dia 12 de maio de 1972, a Refinaria de Paulínia (Replan) possui capacidade de processar 69 milhões de litros (434 mil barris) de petróleo por dia, equivalente a cerca de 20% de tudo o que a Petrobras processa em suas refinarias.

Do total de petróleo processado na Refinaria de Paulínia, mais de 70% são provenientes dos campos do pré-sal. Entre os principais produtos estão diesel, gasolina, querosene de aviação, asfaltos, GLP e propeno, dentre outros derivados de petróleo.

Para entender a relevância da refinaria para o país, ela foi responsável em 2021 por 0,81% do PIB brasileiro, 3,2% do PIB do estado de São Paulo.

“A história da Replan ilustra a evolução tecnológica, a integração dos negócios e as conquistas da Petrobras nessas últimas cinco décadas. Em 1972, a refinaria processava apenas petróleo importado, com instrumentação analógica, casas locais de controle, coletas manuais de dados em formulários e inúmeras atividades e manobras realizadas fisicamente por operadores no campo. Hoje, temos a Replan refinando principalmente óleo produzido no pré-sal, em um cenário tecnológico completamente diferente, automatizado, com uso intensivo de simuladores e intervenções remotas na operação”, afirma o presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho.