Início Notícias Cidades 7º caso de sarampo é confirmado em Paulínia

7º caso de sarampo é confirmado em Paulínia

Dessa vez, uma mulher de 29 anos, moradora do bairro Morumbi, teve o diagnóstico confirmado. Ela passa bem

UBS’s de Paulínia continuam com vacinação contra a doença

Mais um caso de sarampo confirmado em Paulínia. Na manhã desta terça-feira, 10, a Prefeitura informou os números atualizados da doença no município. Uma mulher de 29 anos teve o resultado do exame confirmado para a doença. Ela mora no bairro Morumbi e passa bem.

No total, já são 7 casos em Paulínia, sendo 2 adultos e 5 crianças. Por isso, a orientação é para que pais e responsáveis imunizem o quanto antes suas crianças, principalmente as que possuem entre 6 meses a menores de 1 ano, consideradas as mais vulneráveis à doença. Para isso, as Unidades Básicas de Saúde do município disponibilizam as doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Não é necessário agendamento.

Crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter pelo menos duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter pelo menos uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

Sintomas e prevenção

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus, que é transmitido de uma pessoa para a outra por meio de secreções (espirro, beijo etc.). Os principais sintomas do sarampo são: febre, manchas avermelhadas pelo corpo, coceira, tosse, coriza e conjuntivite. A recomendação é que a pessoa que apresente febre, manchas e um ou mais dos demais sintomas vá ao médico, em especial as crianças, que têm o sistema imunológico mais frágil.

A principal forma de prevenir a doença é a vacinação. A tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e a tetraviral, que também evita a catapora, estão disponíveis nos postos de saúde.

COMPARTILHAR