Início Notícias Cultura 7º Festival de Música Contemporânea Brasileira movimenta a cidade a partir de...

7º Festival de Música Contemporânea Brasileira movimenta a cidade a partir de terça-feira

Na abertura, concerto gratuito da Orquestra Sinfônica da Unicamp, sob a regência de Cinthia Alireti, às 20h, no Teatro Castro Mendes, e também com transmissão on-line pelo Youtube; o evento prossegue até o dia 26 de março com uma programação eclética

 
Com a presença de  dois craques da música brasileira, João Donato e Liduino Pitombeira, tem início nesta terça-feira, 22 de março, a sétima edição do Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), em Campinas, apresentado pela CPFL Energia, em parceria com o Instituto CPFL. Na abertura, às 20h, o concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp, sob a batuta da regente Cinthia Alireti, e um repertório vibrante com obras de autores nacionais que já participaram do FMCB, como Guinga, Ernani Aguiar, Marisa Rezende, Paulo Costa Lima, entre outros.  A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos duas horas antes das apresentações por meio do Sympla na página do teatro (https://site.bileto.sympla.com.br/teatromunicipalcastromendes/).  
 
No mesmo dia, o trio de músicos do Instituto Anelo, formado por Luccas Soares, Deivyson Fernandez e Marcelo Louback, realiza, das 12h30 às 13h30, uma intervenção musical no saguão do Hospital da PUC, que levará ainda mais inspiração para a rotina de pacientes, profissionais da saúde e visitantes. O Instituto Anelo é uma associação civil sem fins lucrativos que há 22 anos oferece aulas gratuitas de música no Jardim Florence, bairro do distrito do Campo Grande, localizado na região noroeste de Campinas. Ao longo dessas mais de duas décadas, o Anelo já atendeu a mais de 5 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos. 
 
A programação do FMCB prossegue até o dia 26 de março, sábado, com concertos abertos e gratuitos para a comunidade, no Teatro Castro, com  bate-papo com os homenageados, além da realização do congresso de música com mesas-redondas, recitais-palestra, debates e apresentações artísticas, que exploram as obras dos homenageados no Instituto de Artes da Unicamp.  As atividades seguirão todos os protocolos sanitários determinados pelas autoridades municipais e estaduais.
 
Semana musical
Na quarta-feira, 23, o festival leva os compositores homenageados ao palco para um  bate-papo respondendo perguntas do público, e traz a participação do grupo Unicamp Cello Ensemble para um concerto. 
 
Nos dias 24 e 25 de março ocorrem os concertos comentados dos compositores homenageados do FMCB. Na quinta-feira, 24, João Donato, ao lado de convidados, irá explorar um repertório com grandes composições que marcaram sua carreira. Na sexta-feira, dia 25, é a vez de Liduino Pitombeira e seus convidados dividirem o palco do Teatro Castro Mendes neste concerto que irá percorrer suas principais obras.
 
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza o encerramento no sábado, dia 26, em um concerto especial que interpretará obras dos dois compositores homenageados. A CPFL Energia em parceria com o Instituto CPFL traz para participar desta apresentação o solista chinês Lei Weng, no piano, e um quarteto de saxofonistas do Instituto Anelo. O concerto também contará com a presença da solista Felicia Coelho, na flauta.
 
Todos os concertos estão agendados para às 20h e são gratuitos. Os convites começam a ser distribuídos duas horas antes das apresentações por meio da plataforma Sympla, no site do Teatro Castro Mendes. As apresentações também terão transmissão on-line pelo canal do Grupo Sintonize no Youtube http://www.youtube.com/c/GrupoSintonize.  
 
Congresso de Música
O Festival de Música Contemporânea Brasileira promove também nos dias 24 e 25 de março o congresso de música no Instituto de Artes da Unicamp, a partir das 10h. Além das comunicações orais, a programação destes dois dias contará com mesas-redondas, recitais-palestra e apresentações artísticas que exploram as obras dos dois compositores homenageados pelo FMCB. 
 
As atividades são gratuitas e os participantes receberão certificado de participação. As inscrições serão feitas nos dias de congresso no hall de entrada do Instituto de Artes.
 
Compositores homenageados
 
João Donato
©Clever Barbosa

Nascido em 1934 no Acre, é multi-instrumentista, arranjador, compositor e cantor, João Donato, que é um dos precursores da bossa-nova é também um dos principais nomes da música popular brasileira. Dono de um estilo cativante, que mescla uma grande variedade sonora, o músico viveu e atuou nos Estados Unidos onde gravou com grandes nomes do jazz, como Bud Shank, Herbie Mann e Chet Baker. No Brasil, atuou ao lado de artistas dos mais diversos estilos como João Gilberto, Tom Jobim, Gilberto Gil, Marcelo D2, Joyce Moreno e Tulipa Ruiz. Recentemente lançou o disco Síntese do Lance (2021) em parceria com Jards Macalé.

 
Liduino Pitombeira
Liduino Pitombeira nasceu em 1962, em Russas, no Ceará. É compositor, pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O compositor também é membro da Academia Brasileira de Música (ABM), o College Music Society Society of Composers e Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Suas composições formam parte do repertório de orquestras no Brasil e no exterior e suas pesquisas, em composição e teoria musical têm contribuído para a discussão sobre a produção musical.
 
O FMCB é realizado pelo Grupo Sintonize por meio do ProAC ICMS, ProAC Expresso Direto, Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento é apresentado pela CPFL Energia, com o apoio da Microgeo, Grupo Alfa, Águas Prata, Instituto Alfa, La Basque, Osten Group e Racional Engenharia. 
 
São parceiros: Prefeitura de Campinas – Secretaria de Cultura, Instituto João Donato, Instituto CPFL, Unicamp, Proec – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura,  CIDDIC – Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural, Instituto de Artes da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, OSU – Orquestra Sinfônica da Unicamp, Academia Brasileira de Música e Odery.
 
Programação FMCB – Concertos Teatro Castro Mendes
Todos os concertos também terão transmissão on-line pelo canal do Grupo Sintonize no Youtube http://www.youtube.com/c/GrupoSintonize.  
 
22 de março – terça-feira – 20h
Abertura FMCB com Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regente: Cinthia Alireti
 
23 de março – quarta-feira – 20h
Bate-papo com Homenageados e Concerto com Unicamp Cello Ensemble
 
24 de março – quinta-feira – 20h
Concerto comentado João Donato e Convidados
 
25 de março – sexta-feira – 20h
Concerto comentado Liduino Pitombeira e Convidados
 
26 de março – sábado – 20h
Encerramento do FMCB com concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Solistas: Lei Weng (piano) e Felicia Coelho (flauta)
Participação especial: Instituto Anelo, João Donato e Grupo
 
 
 
Serviço:
Festival de Música Contemporânea Brasileira – FMCB 7
ONDE: Teatro Municipal Castro Mendes
Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial
QUANDO: 22 a 26 de março de 2022
HORÁRIO: 20h
Convites serão distribuídos duas horas antes das apresentações por meio do Sympla na página do teatro 
Congresso FMCB
ONDE: Instituto de Artes da Unicamp
QUANDO: 24 e 25 de março de 2022
HORÁRIO: a partir das 10h
Inscrições gratuitas, nos dias de congresso, no hall de entrada do Instituto de Artes
 
INFORMAÇÕES: www.fmcb.com.br ou Instagram www.instagram.com/fmcbsp/