Início Notícias Cidades A 90 dias para conclusão, ponte da Rhodia ainda não recebeu sustentação

A 90 dias para conclusão, ponte da Rhodia ainda não recebeu sustentação

Obra vai custar R$ 6 milhões aos cofres públicos; prazo para conclusão das obras é de oito meses

O Notícias de Paulínia visitou na manhã deste domingo, 17/03, o andamento da construção da ponte da Rhodia, sobre o Ribeirão Anhumas, no Recanto dos Pássaros, que compreendida entre a Avenida Doutor Roberto Moreira e o Rio Atibaia – Região Nordeste do Município.

A Via é um dos principais acessos ao Distrito de Barão Geraldo, Cidade Universitária e Unicamp – Universidade de Campinas. Ela foi interditada desde 2014, após um laudo técnico apontar problemas estruturais no local.

De acordo com dados do projeto – que será executado por R$ 5.968.050,35 milhões pela Etama Construtora Ltda., serão construídas duas novas pontes: 1 no sentido Campinas/Paulínia e outra no sentido Paulínia/Campinas, ambas com 56 metros de extensão.

A demolição da ponte antiga, em outubro de 2018, na rodovia Dr. Roberto Moreira durou cerca de 15 dias. Em seguida foram feitos os processos de terraplenagem e fundação. Existe no local dezenas de vigas de concreto (sustentação) em dois tamanhos diferentes.

Na época, o VDM (Volume Diário Médio) era de aproximadamente 4 mil automóveis que passavam diariamente pela ponte, que liga a Avenida Roberto Moreira à Estrada da Rhodia, em Campinas. Em sentido contrário, liga à rodovia Professor Zeferino Vaz, a SP-332.

A licença ambiental junto à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) começou em 2015, que emitiu a Licença Ambiental de Instalação dia 20 de setembro de 2018, após atender todos os requisitos.

Conforme os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Obras, em ambos os casos, as novas pontes estão sendo realizadas para comportar o fluxo de veículos e oferecer mais segurança ao trânsito de motoristas e pedestres, além de melhorar a vazão das águas dos ribeirões nos períodos de cheia.