Início Notícias Cidades Quarto do Lar dos Velhinhos de Paulínia pega fogo, idosos são transferidos...

Quarto do Lar dos Velhinhos de Paulínia pega fogo, idosos são transferidos para o HMP

Um quatro do Centro de Geriatria de Paulínia, popularmente conhecido como Lar dos Velhinhos, teve um princípio de incêndio na noite deste sábado (8/6). O motivo ainda é desconhecido. Ninguém se feriu, nem internos ou funcionários. O Lar abriga 31 idosos permanentes acima de 60 anos.

Uma funcionária que não quis de identificar, disse que fortes estalos começaram no local do fogo e em seguida chamas apareceram nos fundos do prédio. O centro é administrado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.

Por volta das 20h, trecho da Avenida Prefeito José Lozano Araújo (entre a Avenida José Paulino e a Rua Oshita Sigrist Pongeluppi) foi interditado pela Guarda Civil de Paulínia. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estavam no local e contiveram o fogo e prestaram assistência aos internos. Por volta das 21h, o fogo estava totalmente controlado.

Ambulâncias e o Resgate do Corpo de Bombeiros retiravam os idosos do local, que estavam sendo levado para o Hospital Municipal de Paulínia (HMP), pois a fumaça traz riscos à saúde dos hospedados.

Hoje, existem três classes de idosos atendidas no Centro de Geriatria: os acamados, que necessitam de cuidados médicos em período integral; os que frequentam o Centro Dia (passam o dia no local e retornam para as suas casas a noite); e os de longa permanência, que não necessariamente possuem problemas de saúde, mas residem no Lar dos Velhinhos por dificuldades enfrentadas pela família.

A Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/1994) estabelece em seu artigo 4º, parágrafo único, que É vedada a permanência de portadores de doenças que necessitem de assistência médica e de enfermagem permanente em instituições asilares de caráter social.

O que diz a Prefeitura

A Secretaria de Saúde informa que todos idosos do Centro de Geriatria passaram por um breve atendimento no Hospital Municipal de Paulínia para verificar o estado de saúde, já que alguns ficaram momentaneamente expostos à fumaça, sendo que dez deles continuam em observação. Os demais foram divididos em grupos e transferidos momentaneamente para clínicas especializadas em Paulínia, Campinas e Hortolândia, permanecendo assistidos e sob supervisão de funcionários da secretaria. O grupo de dez idosos, que já passavam por cuidados médicos, permanecerão internados, contando com toda a assistência necessária.

O secretário de Defesa Civil, Mike Samuel, informou que os danos nas instalações do Centro Geriátrico foram pequenos, mas que mesmo assim os idosos residentes foram removidos. O prédio do Centro Geriátrico deve passar por perícia neste domingo e ainda não há previsão de quando o local volte a ser novamente ocupado pelos idosos.

Foto: Jornal Agora Paulínia
Foto: Jornal Agora Paulínia
Foto: Notícias de Paulínia
Foto: Notícias de Paulínia
Foto: Jornal Agora Paulínia
Foto: Notícias de Paulínia