Início Notícias Cidades Além das flores: 38ª edição da Expoflora acontece até o dia 29...

Além das flores: 38ª edição da Expoflora acontece até o dia 29 e apresenta novidades gastronômicas

Tulipa de Chocolate é uma das novidades da Expoflora 2019

Não apenas as flores de Holambra/SP atraem os mais de 300 mil turistas ao evento, todos os anos. A gastronomia holandesa, também. Por isso, os chefs das confeitarias e restaurantes instalados no parque da Expoflora sempre oferecem sugestões “de encher os olhos e de dar água na boca”. Este ano, as flores também serviram de inspiração para os doces que podem ser saboreados como sobremesa ou acompanhados por um delicioso cafezinho.

O chef Pablo Schoenmaker, do Casa Bela Restaurante apresenta a “Tulipa de chocolate”. Trata-se de um doce de chocolate com creme de avelã com flocos de arroz e de baunilha no formato da flor símbolo da Holanda. Outras novidades do Casa Bela são o pavê de stroopwafel e as novas versões do poffertjes (fofinhos) com cobertura de requeijão cremoso com goiabada e, na opção salgada, com requeijão cremoso e bacon crispy. Tradicionalmente, essa espécie de panquequinha feita em frigideira especial com pequenas cavidades de cerca de 3cm de diâmetro para dar o formato ideal ao doce, é servida com manteiga e açúcar (tradicional) ou com morango e chantilly.

O chef Frank Martin Gerritsen, da confeitaria Martin Holandesa criou, este ano, o “Schuim gebak” (merengue holandês), uma base de suspiro recheado com creme de baunilha, frutas, geleia de brilho e chantilly. Para o restaurante Pannekoek, Frank Gerritsen elaborou o “Kipsatê”, um filet de frango ao molho satê (à base de amendoim, pimenta, leite de coco e molho de soja) servido com arroz típico holandês e batatas fritas.

A Confeitaria Doce de Rosas também traz novidades: o “Kersen strudel”, uma tradicional massa holandesa recheada com geleia de cereja. E a Oma Beppie introduziu mais dois recheios ao stroopwafel – café e abacaxi com gengibre -. O recheio tradicional é o caramelo, mas há anos a própria Oma Beppi já criou a bolacha com recheio também de chocolate. Conta-se que o stroopwafel originou-se na cidade de Gouda, na Holanda, única a produzi-lo até 1870. Teria sido criado pelo padeiro Geraldo Kamphuisen, em 1810, com as sobras de diversas bolachas da produção (migalhas) adoçadas com um caramelo.

Mostra de Paisagismo propõe reuso de materiais

Mostra de Paisagismo
Além das delícias gastronômicas, de acordo com a organização, neste ano, o tema da Mostra de Paisagismo “Reusar para não comprar” resume propostas da em 19 ambientes elaborados por profissionais de diversos segmentos, entre eles: arquitetura, decoração, engenharia e construção, entre outros, que vão oferecer sugestões para o uso de flores e de plantas ornamentais em ambientes internos e externos em residências, escritórios e empresas, com uma pegada cada vez mais sustentável.

Por conta disso, os arquitetos, paisagistas, decoradores, engenheiros e designers mostram projetos que focam na reutilização de materiais, sem deixar de oferecer aos ambientes internos e externos o conforto e a comodidade tão desejados.

Serviço

38ª Expoflora
Data: 30 de agosto a 29 de setembro (sexta a domingo)
Horário: 9h às 19h
Ingresso: R$ 52 na bilheteria, no site Ingresso Rápido e com os representantes
Ingresso para Grupo: (19) 3802-1499
Informação para o Público: (19) 3802-1421