Início Destaques Alunas do CEMEP Paulínia estão na final da 12ª Olimpíada de História

Alunas do CEMEP Paulínia estão na final da 12ª Olimpíada de História

Matéria corrigida às 20h47

O Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (CEMEP) Professor Osmar Passareli Silveira aprovou uma equipe para a fase final da 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A equipe paulinense do CEMEP Paulínia é composta pelas alunas Ana Vitória Macedo Dias, Letícia Mourão do Nascimento e Rafaela Degasperi da Costa. Elas são alunas 2° ano do Ensino Médio concomitante com o Técnico em Informática e foram orientadas pelos professores de História, Cleia Regina B. Ferreira e João Samuel Rodrigues S. Junior.

Por e-mail, os organizadores afirmaram que é a primeira vez que uma escola pública da região é selecionada para a ONHB. O anúncio dos medalhistas será feito por meio de um vídeo que será postado nas redes sociais no dia 22 de novembro.

Em 2020, a Olimpíada teve início em setembro, com 69,8 mil inscritos de todo país, um total de 17,4 mil equipes. O projeto, que ocorreria no primeiro semestre, foi adiado por causa da pandemia e adaptado para uma versão totalmente online e mais acessível.

Diferente dos anos anteriores, quando uma grande final presencial ocorria em Campinas-SP, em 2020 a última etapa da competição será online por causa da pandemia do coronavírus.

A secretária de Educação de Paulínia, Meire Müller, postou em suas redes sociais, que a palavra orgulho define a equipe de alunos do CEMEP, que concorre com milhares estudantes de todo o País e ficou entre os classificados na Olimpíada Nacional de História.

“Parabenizo os alunos, os professores e o diretor Rogério Elias Marim, que mesmo na pandemia, com tantos entraves, são destaque”, enfatizou Meire.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (que podem estar em diferentes séries) e o(a) professor(a) de História, responsável pela equipe. O(a) professor(a) pode orientar quantas equipes desejar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe.

Nesta competição, participam os alunos dos 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil. A proposta da Olimpíada é estudar a História do Brasil de forma inovadora, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.