Início Notícias Cidades Alunos dão nota às autoescolas de Paulínia

Alunos dão nota às autoescolas de Paulínia

Opinião dos alunos ajuda futuros motoristas a pesquisar qual autoescola está melhor avaliada antes de contratar os serviços

Assim como nos hotéis e aplicativos de transporte, os candidatos a motorista de Paulínia agora podem avaliar os Centros de Formação de Condutores (CFCs), mais conhecidos como autoescolas, desde a etapa teórica, passando pelas aulas práticas de direção, até o curso de reciclagem.

O novo serviço do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), inédito entre os Detrans no Brasil, já está disponível no portal www.detran.sp.gov.br para todo o estado e tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços das autoescolas, oferecendo um diferencial para escolha dos cidadãos.

Em Paulínia, já foram feitas 28 avaliações no período de 50 dias. A nota média obtida pelas autoescolas avaliadas, numa escala de 1 a 5, foi 4,64. Das avaliações, nove ficaram abaixo dessa média. Já a média estadual no período foi de 4,47, com um total de 7.500 avaliações dos alunos.

De acordo com Jânio Loiola de Oliveira, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran.SP, o objetivo do sistema de avaliação é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelos CFCs, oferecendo oportunidade de escolha aos cidadãos e contribuindo para a formação de motoristas mais conscientes no trânsito.

“Melhorar o ensino é fundamental, uma vez que a maior parte das vítimas de acidente de trânsito é formada por jovens entre 18 e 29 anos, que respondem por cerca de 80% das novas habilitações emitidas no Estado a cada ano”, disse ele, ao citar dados do Infosiga.

O novo serviço online de avaliação dos CFCs não terá caráter fiscalizatório ou de sanção. “O objetivo é gerar informação para o cidadão fazer a melhor escolha por um CFC”, disse Oliveira.

Como funciona
O sistema é semelhante aos de sites de reserva de hotéis, para que os clientes possam avaliar a experiência após a hospedagem. Após a emissão do certificado de conclusão do curso teórico ou prático, ou de reciclagem, o aluno recebe um convite online para dar a sua avaliação. Os sete quesitos considerados são: preço, agenda, ensino, instalação, localização, transparência e atendimento.

O candidato só pode avaliar a autoescola que emitiu o certificado uma única vez, de acordo com a etapa. Ele terá até 12 meses após a emissão do documento para fazer isso no portal do Detran.SP, por meio do login e senha cadastrados.

Para visualizar a avaliação das autoescolas, o cidadão vai entrar no site do Detran.SP, acessar a área “Parceiros”, localizada no final da página inicial e, em seguida, clicar em “Pesquisa de CFCs credenciados”. Daí é só digitar o nome da empresa. Também dá para fazer consultas por tipo (teórico ou prático) ou por município.

Além da avaliação dos usuários, o cidadão pode encontrar no portal todas as informações sobre a autoescola, desde a quantidade de veículos para as aulas práticas de direção, a quantidade de salas de ensino, nome de diretores e instrutores de ensino.

COMPARTILHAR