Início Notícias Ambiente Bairros São José e Calegaris receberão castração gratuita de animais nesta semana

Bairros São José e Calegaris receberão castração gratuita de animais nesta semana

Em duas etapas, aproximadamente 800 cães e gatos já foram esterilizados em Paulínia

Os bairros São José e Jardim dos Calegaris receberão nesta semana o Programa de Castração Gratuita da Prefeitura de Paulínia. No dia 7 de outubro, a castração acontecerá na Escola Professora Odete de Souza, no bairro São José, e nos dias 8 e 9 de outubro, no Ginásio de Esportes do Calegaris.

Cerca de 800 animais já foram castrados nas duas etapas do Programa de Castração Gratuita da Prefeitura Municipal. A segunda etapa aconteceu na semana passada, na EMEFEM Ângelo Corassa, no bairro Monte Alegre. Dos 440 animais inscritos, 389 apareceram. O objetivo é o controle populacional de cães e gatos no município.

Agendamento – As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seddema), que fica no Paço Municipal. Todos os munícipes podem fazer inscrição, porém, terá prioridade animais de famílias de baixa renda, animais resgatados ou com risco à saúde, protetores de animais, associações protetoras e ONGs.

A Seddema comunica que os atendimentos veterinários são considerados serviços essenciais e mantêm a normalidade nas atividades mesmo durante o período de pandemia. Medidas de segurança, como utilização de máscara e distanciamento social foram adotadas para o bom atendimento e prevenção da Covid-19.

Quem pode solicitar?
Para solicitar a castração, o tutor deve ser morador de Paulínia e observar as seguintes orientações: os animais devem ter idade entre 60 dias e 8 anos; os animais precisam estar em boas condições de saúde e limpos, sem a presença de pulgas e carrapatos; são prioridade os animais sem raça definida (vira-latas); gatas e cadelas no cio ou prenhes não poderão ser castradas; cães acima de 30 quilos, ou obesos, não poderão ser castrados.

As dúvidas podem ser tiradas por meio do e-mail castracaopaulinia@paulinia.sp.gov.br ou pelo 156.