Início Notícias Cidades Blitz da Lei Seca autua 12 motoristas em Paulínia

Blitz da Lei Seca autua 12 motoristas em Paulínia

À noite a blitz aconteceu na Avenida Paulista, sentido centro/bairro, no bairro Bela Vista, na Região Noroeste de Paulínia | Crédito: Divulgação Detran-SP

Fiscalização foi realizada entre a tarde e a noite de sábado; ao todo, 501 veículos foram fiscalizados

A fiscalização da Lei Seca autuou 12 pessoas em operação realizada durante a tarde e a noite deste sábado (14/7), em Paulínia. Ao todo, foram fiscalizados 501 veículos durante blitze realizadas nas avenidas José Paulino (Região Central) e Paulista (Região Noroeste do Município).

Os condutores foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro (bafômetro) e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo no Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Um dos motoristas autuados, além dessas penalidades, também responderá na Justiça por crime de trânsito porque apresentou índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do bafômetro. Se condenado, poderá cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Pela Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.

O quê é o etilômetro?
Instrumento utilizado na fiscalização de trânsito para medir a concentração de bebida alcoólica ou qualquer concentração de álcool etílico (etanol) pela análise do ar pulmonar expirado pela boca, dos condutores. Também é conhecido como bafômetro. O etilômetro deve ser usado em condições de higiene satisfatório, utilizando bocais descartáveis, embalados individualmente e trocados a cada medição.

À tarde a blitz foi realizada na Avenida José Paulino, sentido centro/bairro, no bairro Santa Terezinha, na Região Sul de Paulínia | Crédito: Divulgação Detran-SP