Início Notícias Cidades Bolsonaro vence em Paulínia e cidade registra duas urnas eletrônicas com defeito

Bolsonaro vence em Paulínia e cidade registra duas urnas eletrônicas com defeito

Assim que foi constatado o problema elas foram substituídas pela Justiça Eleitoral; em Paulínia, Jair Bolsonaro (PSL) venceu com 59,24% dos votos validos

Paulínia registrou apenas duas urnas eletrônicas com defeito, segundo o juiz eleitoral de Paulínia, Carlos Eduardo Mendes. A cidade conta com 195 urnas distribuídas em 20 locais de votação.

“Uma urna parou de funcionar e foi substituída e a outras não imprimia os votos e também foi trocada. Foi uma das eleições mais tranquilas dos últimos tempos”, disse o juiz, na porta do Cartório Eleitoral.

Paulínia só vai saber amanhã (8) a votação em todos os cargos, já que o TSE – Tribunal Superior Eleitoral – não deu a devolutiva com a porcentagem de cada candidato a presidente, governador, senador e deputados estadual e federal.

A soma de votos brancos (1.457, ou seja, 2,50%), nulos (3.092, ou seja, 5,31%) e abstenções (14.975, ou seja, 20,47%) novamente foi expressiva na eleição de 2018 em Paulínia. Ao todo, 28,28% dos eleitores não escolheram nenhum dos candidatos no primeiro turno, realizado neste domingo (7). Esse percentual representa 19.524 dos 73.151 eleitores aptos a votar. A cidade registrou um comparecimento de 58.176 votantes, ou seja, só 79,53% dos eleitores

Bolsonaro vence em Paulínia no 1º turno
Em Paulínia, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) foi o mais votado com 31.771 votos. O capitão reformado do Exército alcançou 59,24% dos votos válidos na cidade. Bolsonaro foi o mais votado em 97% das cidades paulistas, incluindo a capital.

O candidato Fernando Haddad (PT), que irá disputar o segundo turno com Bolsonaro, obteve 14,45% dos votos válidos. O petista conseguiu apenas 7.749 dos votos no município.

Com 100% da apuração concluída em Paulínia, Ciro Gomes (PDT) e João Amoêdo (NOVO) ficaram em terceiro e quarto lugares respectivamente. Sempre bem votado na cidade, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) amargou um 5º lugar.

Urnas recolhidas
As urnas eletrônicas chegaram por volta das 18h em três caminhões e uma van e às 19h já estavam todas recolhidas no prédio da Justiça Eleitoral, na Avenida Nove de Julho.

Panfletagem
Já o delegado Rodrigo Luís Galazzo, disse que foram registrados dois termos circunstanciados por distribuição de santinho. Questionado do volume de santinhos no entorno dos locais de votação, ele explicou que caso alguém denuncie, a polícia vai tomar as medidas cabiveis. “A Justiça precisa reavaliar a multa, já que ela é irrisória e dá margem para esse tipo de coisa”, disse o delegado.

Todos os santinhos jogados na madrugada de domingo não constavam o CNPJ do candidato e da gráfica que imprimiu as ‘colas’. Milhares deles foram distribuídos no entrono dos locais de votação. A chuva fina que caiu no final da tarde ajudou para piorar a situação. Muitos impressos em papel couché, deixou liso o acesso as escolas, pois a maioria tem calçadas em pedras portuguesas.   

Segurança

Um forte esquema de policiamento garantiu a segurança, durante a votação em toda a cidade, envolvendo policiais Civil e Militar e Guarda Municipal.  Viaturas circularam pela cidade e principalmente no entorno dos locais de votação. Nenhuma ocorrência foi registrada.