Início Destaques Bom Retiro e Cooperlotes recebem ações de prevenção e combate à dengue

Bom Retiro e Cooperlotes recebem ações de prevenção e combate à dengue

Os bairros Bom Retiro e Cooperlotes recebem entre os dias 20 e 23 de junho, ações de prevenção e combate à Dengue, Zica e Chikungunya, que são doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Nos dias 20 e 21, os Agentes de Controle de Vetor estarão no bairro Bom Retiro, e nos 22 e 23, no bairro Cooperlotes.

Entre os erros mais cometidos pelos munícipes, o principal é esquecer recipientes nos quintais, onde ficam expostos às chuvas e ao acúmulo de água, podendo se tornar criadouros para a reprodução do mosquito.

Além disso, também não se deve colocar areia nos pratos de planta apenas uma única vez, pois isso não impedirá que o recipiente se torne um criadouro. Com o tempo, a areia compacta é derrubada e formam-se empoçamentos no prato, que permitem a proliferação do mosquito.

O recomendado é, na verdade, eliminar todos os pratos de plantas dos vasos colocados em áreas externas das residências e fazer uma busca criteriosa de possíveis criadouros ao menos uma vez na semana, para eliminá-los.

Manter depósitos de armazenamento de água destampados ou mal tampados e esquecer-se de inspecionar os chamados criadouros fixos – aqueles em que a água se acumula nas deficiências estruturais ou nas estruturas arquitetônicas dos imóveis, tais como depressões em lajes, calhas sem caída adequada ou entupida, cacos de vidro nos muros, esculturas, depressões ou desníveis em telhados – também são descuidos que devem ser evitados.

Se encontrar algum recipiente com água parada, denuncie 19) 3874-3382.