Início Destaques Braskem abre processo seletivo para Programa de Estágio com mais de 140...

Braskem abre processo seletivo para Programa de Estágio com mais de 140 vagas em SP

Braskem abre inscrições para Programa de Estágio universitário e técnico (Foto: Divulgação Braskem)

Inscrições começam em 9 de setembro e a seleção, 100% on-line, conta com game imersivo que vai analisar o perfil de cada candidato de acordo com a “tomada de decisão”

Em constante evolução na temática Diversidade & Inclusão, a próxima edição do Programa de Estágio da Braskem traz novidades implementadas para garantir o aumento da diversidade racial, visando atrair, principalmente, o interesse de estudantes negros. Com etapas 100% on-line e “gamificado”, o Teste de Tomada de Decisão substitui o Teste de Raciocínio Lógico e o processo seletivo foca no alinhamento do perfil do candidato com a cultura da empresa. Nesta edição, o programa oferece mais de 140 vagas para o estado de São Paulo, considerando a atuação dos selecionados no Grande ABC, Campinas, Cubatão, Paulínia e São Paulo. As inscrições serão aceitas entre 9 de setembro e 7 de outubro e devem acontecer pelo site http://www.braskem.com.br/carreira.

Uma das etapas para a seleção é um jogo imersivo, no qual o estudante escolhe um avatar com várias combinações de características físicas, contemplando a diversidade humana. Ao navegar pela plataforma digital, desenvolvida em parceria com a Pushstart, passa por fases com elementos referentes ao negócio da Braskem, se apresentando e conhecendo melhor a empresa.

A avaliação começa na segunda etapa, com a resolução de desafios propostos. O Teste de Tomada de Decisão é aplicado na fase “Braskem Makers”, uma dinâmica virtual e em grupo na qual a liderança vai acompanhar o desempenho de cada um dos candidatos. A última etapa é uma entrevista individual com os líderes de cada área que receberá o novo profissional.

Já para o Estágio Técnico, o universitário será selecionado também por meio de um jogo, que conta com desafios seguindo uma lógica de circuito, e com base nas entrevistas individuais.

“Entendemos que para esse novo direcionamento no processo seletivo é fundamental que os líderes também reflitam sobre seus vieses inconscientes e que tenham a habilidade de identificar os softs skills que são importantes para o dia a dia das nossas equipes. Por isso, intensificamos a capacitação em diversidade e inclusão de todos os funcionários responsáveis pela seleção, para que tenham um olhar ainda mais cuidadoso. Nosso principal objetivo é que esta experiência seja enriquecedora para todos, e que os candidatos tenham a chance de conhecer mais a Braskem e que tomem a decisão de integrar o nosso time de forma consciente e responsável”, diz Fernanda Tognolli, integrante da área de Pessoas e Organização da Braskem.

Mais diversidade e inclusão
A Braskem também flexibilizou alguns critérios de seleção como o idioma inglês, que deixou de ser obrigatório em 40% das vagas. A seleção de currículos continua sendo às cegas, sem acesso a informações como idade e faculdade e a companhia manteve parcerias com a Cia de Talentos, a consultoria Mais Diversidade e com coletivos negros de universidades para realizar inciativas direcionadas à atração, desenvolvimento e inclusão de grupos historicamente minorizados pela sociedade.

“A Braskem tem um compromisso de desenvolver ações estruturadas a fim de proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo e diverso. O Programa de Estágio é a principal porta de entrada para a empresa e buscamos, todos os anos, revisar etapas, inovar e aprender com os desafios para cumprir a nossa missão de aumentar a representatividade de vários grupos, principalmente a de negros”, afirma Debora Gepp, responsável pelo Programa de Diversidade & Inclusão da Braskem.

Proposta de Valor
As mudanças na iniciativa estão em linha com a Proposta de Valor da Braskem construída em conjunto com os funcionários, representada pela sigla BeUX (Be = seja, U = Você e X experiência), ou seja, potencialize o que você tem de melhor por meio das experiências vividas. “Na Braskem, acreditamos que as particularidades de cada indivíduo enriquecem o dia a dia, garantindo um ambiente mais criativo e com repertórios diferentes que contribuem para o aprendizado de todos”, finaliza Debora

Saiba como as vagas estão divididas:

Programa de Estágio Universitário
Estão abertas 129 vagas para estudantes universitários cursando a partir do terceiro semestre da universidade, em cursos variados como Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comércio Exterior; Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas); Engenharias; Cursos de TI Logística; Biologia; Psicologia; Química; Relações Internacionais; entre outros.
As oportunidades estão localizadas no Grande ABC, Campinas e São Paulo.
Duração do programa: até dois anos.

Programa de Estágio Técnico
São 13 vagas para estudantes que estejam cursando a partir do segundo semestre do curso técnico. As oportunidades estão localizadas nas operações industriais do ABC, Cubatão e Paulínia (SP).

Para se inscrever é necessário cursar Automação; Automação Industrial; Edificações Elétricas; Eletroeletrônica; Eletromecânica; Eletrônica, Eletrotécnica; Instrumentação; Manutenção; Manutenção Mecânica; Mecânica; Mecatrônica; Metalurgia; Plásticos; Química; Química Industrial; Robótica ou Segurança do Trabalho e Soldagem.
Duração do programa: um ano.