Início Destaques Campanha Junho Vermelho busca conscientizar população para a importância da doação de...

Campanha Junho Vermelho busca conscientizar população para a importância da doação de sangue

Foto: Pixabay

Pandemia da Covid-19 reduziu a quantidade
de bolsas de sangue doadas no Estado

Durante o mês de junho é comemorado no Estado de São Paulo a campanha Junho Vermelho, dedicada ao incentivo à doação de sangue. Nesta segunda-feira (14/6), inclusive, é celebrado mundialmente o Dia do Doador de Sangue, que foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para além de incentivar a doação voluntária, divulgar o gesto.

Pessoas que passaram por cirurgias e intervenções médicas de grande porte, com doenças crônicas graves ou com ferimento grave necessitando intervenção com urgência, podem precisar de transfusão de sangue, e é de extrema importância que os bancos de sangue estejam com boa capacidade para suprir a necessidade dos pacientes.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma única doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas, por meio de um procedimento simples. Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (para menores de 18 anos é necessária autorização do responsável) e pesar no mínimo 50 quilos. Outros requisitos para doação são especificados no site da fundação Pró-sangue, através do link: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html

Os bancos de sangue têm apresentado queda nas doações desde o início da pandemia, e isso acaba gerando problemas para pacientes graves da Covid-19 e também acometidos por outras doenças que precisam de transfusão.

A Fundação Pró-Sangue está com alerta crítico de bolsas de sangue em estoque, e possui seis unidades de coleta localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, além de outros hemocentros que não fazem parte da Pró-Sangue.

Consulte os locais para doação: http://prosangue.sp.gov.br/hemocentros/