Início Destaques Campanha Março Lilás alerta população feminina sobre o câncer de colo de...

Campanha Março Lilás alerta população feminina sobre o câncer de colo de útero

Em Paulínia, ação ocorrerá nas UBSs Planalto, Centro I, Monte Alegre e São José

A Campanha Março Lilás tem como foco a prevenção ao câncer do colo do útero e é realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março. A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMA), aderiu à campanha com o enfoque de sensibilizar as mulheres para o combate à doença.

A campanha irá contemplar ações de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com a distribuição de folders para a população e palestras. Além disso, as UBSs irão ofertar um período da semana durante todo o mês de março para coleta do exame de Papanicolau.

A programação para realização do exame deve ser consultada na Unidade Básica de referência da paciente. O exame é oferecido às mulheres que tenham útero na faixa etária de 25 a 64 anos, que já tiveram atividade sexual.

De acordo com o secretário de Saúde, doutor Fábio Alves, também será ofertada aos sábados deste mês, a vacina de HPV para adolescentes. Essa ação ocorrerá nas UBSs Planalto, Centro I, Monte Alegre e São José. A vacina contra HPV é indicada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais incidente na população feminina, com taxa estimada de 15,38 casos/100 mil, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer.