Início Destaques Campanhas contra ‘Pólio’ e de Multivacinação para crianças e adolescentes terminam dia...

Campanhas contra ‘Pólio’ e de Multivacinação para crianças e adolescentes terminam dia 30

Neste sábado (17), as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para o Dia de Mobilização (“Dia D”); é importante levar e apresentar a carteira de vacinação

A Campanha de Vacinação de Poliomielite e Multivacinação termina no dia 30 de outubro. O objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade, reforçando a proteção contra paralisia infantil (pólio) nos menores de 5 anos.

O Dia de Mobilização (“Dia D”) será 17 de outubro, em 10 das 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Paulínia abertas no sábado, prazo definido pelo Ministério da Saúde na campanha nacional.

Para garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis por crianças entre 1 ano a menores de 5 anos deverão levar os pequenos para receber a “gotinha” (vacina oral, VOP). A meta é alcançar cobertura vacinal de 95%. A revacinação contribui com a redução do risco de reintrodução do vírus no Brasil – hoje, há circulação no Afeganistão e Paquistão.

Simultaneamente, a campanha de multivacinação será focada na atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Em Paulínia, a Secretaria de Saúde intensifica a Campanha de Sarampo para as pessoas na faixa etária de 6 meses a 49 anos que poderão receber as doses.

A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra vírus que circulam no território.

14 tipos de vacinas
Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a um das 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos.

A tabela completa com relação das vacinas, faixas etárias previstas para receber as doses e dados de cobertura está disponível no link: https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/tabelavacinacao.pdf