Início Notícias Cultura Campinas recebe sessões da 2ª Mostra de Cinema Italiano

Campinas recebe sessões da 2ª Mostra de Cinema Italiano

Evento começa hoje, dia 20, nas salas de cinema do Shopping Iguatemi Campinas; apoio a evento dá continuidade ao investimento do shopping em arte e cultura

Campinas, a 25 quilômetros de Paulínia, sedia nesta sexta-feira, dia 20, a abertura da 2ª Mostra de Cinema Italiano, que seguirá até 29 de abril com extensa programação, incluindo dois concertos da Orquestra Sinfônica de Campinas e um evento gastronômico, batizado de Cine Gourmet.

O evento de abertura, fechado para convidados, contará com três salas do complexo de cinemas do Iguatemi Campinas, que irão exibir o filme In Guerra per Amore, no qual uma terna história de amor se entrelaça com a conquista aliada da Sicília durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Exército dos Estados Unidos teve de buscar parceiros na sociedade local.

Com sessões gratuitas, os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada na Facamp, Instituo CPFL – Sala Umuarama, Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas – IESCAMP, UniMetrocamp, MIS – Museu de imagem e do Som de Campinas, PUC – Campinas, Teatro Castro Mendes, Top Cine – Parque Prado, Esamc, Mackenzie e Unisal.

“Arte e cultura são dois pilares importantes que fazem parte do DNA da Iguatemi. Para nós, é uma honra poder apoiar a prefeitura municipal nesta iniciativa, que exibirá gratuitamente o que há de melhor no novo cinema italiano e ainda fará uma homenagem ao grande cineasta Bernardo Bertolucci”, afirma o vice-presidente de Operações da rede Iguatemi, Charles Krell.

Na segunda edição da Mostra de Cinema Italiano, o público poderá conferir, sempre com entrada gratuita, uma seleção com 18 títulos, sendo 15 produções recentes, de 2008 a 2017, e três em homenagem a Bernardo Bertolucci (“O Conformista”, “1900” e “Assédio”). A edição terá como convidados os diretores Mimmo Calopresti (“A Fábrica dos Alemães”) e Francesco Siciliano (“Estado Civil – O amor é o mesmo para todos”) – ambos os filmes estão na programação -, além da atriz e jornalista Federica de Santis.

Os títulos, horários e locais de exibição podem ser conferidos no site da prefeitura, no endereço https://cinemaitaliano.campinas.sp.gov.br/programacao?field_data_exibicao_tid=All&field_horario_tid=All&field_sala_exibicao_tid=All. Além das sessões de cinema, a programação da mostra traz ainda dois concertos da Sinfônica de Campinas, no Teatro Castro Mendes, dias 21 e 22 de abril, com um repertório especial de trilhas de filmes compostas por Nino Rota, e o Cine Gourmet, que acontecerá no domingo, 22, ao longo do dia na Praça Carlos Gomes, com a comercialização de pratos inspirados na gastronomia italiana, a preços acessíveis.

Além do apoio do Iguatemi Campinas para o evento de abertura, a 2ª Mostra de Cinema Italiano, promovida pela Prefeitura de Campinas por intermédio das secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Cultura, tem como parceiro o Instituto Luce Cinecittà (vinculado ao Ministério de Patrimônio e da Atividade Cultural e do Turismo da República Italiana). O evento contou igualmente com a colaboração do Vivi Brasil.