Início Notícias Ambiente Cetesb conclui estudo sobre poluentes perigosos em Paulínia

Cetesb conclui estudo sobre poluentes perigosos em Paulínia

Fonte: Cetesb (2021 adaptado de Google Earth | Localização dos pontos de amostragem de compostos orgânicos voláteis  (COV’s) em Paulínia

 As regiões do Município monitoradas foram Bonfim, Jardim Ouro Negro, Santa Terezinha, Vila Bressani e Betel

A Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo concluiu um estudo que avalia os níveis de 17 poluentes perigosos (compostos orgânicos voláteis  – COV’s) em Paulínia, a 119 quilômetros de São Paulo. O Relatório intitulado “Estudo dos Compostos Orgânicos Voláteis – COV’s – na atmosfera do município de Paulínia – SP” apresenta dados coletados simultaneamente em cinco áreas na cidade, no período de agosto a novembro de 2017.

As regiões pesquisadas foram Bonfim, Jardim Ouro Negro, Santa Terezinha, Vila Bressani e Betel. O monitoramento de COV’s em Paulínia foi realizado em regiões onde estão localizadas indústrias químicas, petroquímicas, bases de armazenamento de combustíveis e também em ambiente urbano, próximo a vias de tráfego.

A publicação é decorrente da montagem pela Cetesb de estrutura laboratorial para análise de compostos orgânicos voláteis na atmosfera, baseado em treinamento realizado na EPA – EUA – para desenvolvimento das técnicas de coleta, análise, bem como de desenvolvimento de metodologia.

Localizado na Região Metropolitana de Campinas, o município de Paulínia possui um grande parque industrial, onde estão instaladas diversas fontes potencialmente emissoras de poluentes atmosféricos, destacando-se o polo petroquímico, distribuidoras de derivados de petróleo, indústrias químicas e de fertilizantes. A presença dessas fontes tem sido alvo de maior atenção por parte dos órgãos públicos no que se refere às condições da qualidade do ar do município.

Em Paulínia, os principais COV’s analisados foram Hexano, Benzeno, Ciclohexano, n-Heptano, Etilbenzeno e Xilenos. As regiões escolhidas são impactadas principalmente por emissões de indústrias petroquímicas, químicas, bases de armazenamento de combustíveis e por emissões veiculares.

Dentre os poluentes presentes na atmosfera, além dos regulamentados na legislação, destacam-se os COV”s, que podem se originar naturalmente, a partir de emissões biogênicas e/ou resultarem de atividades antropogênicas, como emissões veiculares, produtos de petróleo, químicos, indústrias manufatureiras, operações de pintura, entre outras.

A avaliação e o controle desses compostos têm grande importância, pois desempenham um papel significativo na formação do conjunto de oxidantes fotoquímicos, dos quais se destaca o ozônio.

disponível na íntegra para consulta em: https://cetesb.sp.gov.br/ar/wp-content/uploads/sites/28/2021/04/Estudo-dos-compostos-organicos-volateis-COVs-na-atmosfera-do-municipio-de-Paulinia-SP.pdf

Estudo-dos-compostos-organicos-volateis-COVs-na-atmosfera-do-municipio-de-Paulinia-SP