Início Notícias Ambiente Chuva derruba árvore na avenida José Paulino; galeria de fotos

Chuva derruba árvore na avenida José Paulino; galeria de fotos

Bueiro provoca há anos infiltração na raiz e contribuiu com a queda de árvore

Segundo os técnicos que realizaram a remoção do ipê que caiu na tarde desta segunda-feira (10/2), por volta das 15h, na avenida José Paulino (em frente a padaria Disneylândia), além das chuvas que assolam a cidade nos últimos dias, a provável causa foi um bueiro de água (boca de lobo), ao lado da árvore.

A queda de uma árvore adulta de mais de 20 metros de altura e de 50 anos interditou a principal via de acesso da cidade, corredor que liga o centro a diversos bairros, inclusive as rodovias professor Zeferino Vaz (SP-332) e Anhanguera.

Em pouco mais de 2 horas, equipes da Defesa Civil, Meio Ambiente, Secretaria de Obras, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) e Consórcio Paulínia Sempre Limpa trabalharam no local para desinterditar à avenida. Ninguém se feriu e nenhum carro foi atingido.

O plantio mal feito é uma da principal causa de queda de árvores. As raízes necessitam de espaço. Com asfalto de um lado e cimento de outro, a árvore fica mais frágil. Nas últimas semanas, várias árvores caíram com as chuvas que atingiram Paulínia, causando transtornos aos moradores.

Na briga por espaço, uma árvore foi enforcada pela calçada. O ideal seria que tivesse espaço aberto ao redor do tronco. As árvores deixam a rua bem mais charmosa. Mas o papel delas não é só enfeitar. Elas são uma espécie de prestadoras de serviço ambiental.