Início Notícias Cidades Chuva forte causa alagamento em vários pontos de Paulínia

Chuva forte causa alagamento em vários pontos de Paulínia

A cidade de Paulínia apresentou no início da noite desta sexta-feira (4), vários pontos de alagamentos em diversos locais, após forte chuva que castigou a Região. Ruas do bairro São José, trechos das Avenidas Antônio Batista Piva, Avenida Brasília, rua dos Estados, entre outros forma afestadas.

O volume de água atingiu 80 milímetros em um período de cinco horas, que provocaram cinco pontos de alagamentos, quedas de árvores, de muro e dois veículos ficaram imersos na Região do São José e precisaram da atuação da Defesa Civil para a retirada de passageiros que se encontravam em seu interior. Também foi registrado semáforos com sinalização amarela intermitente.

De acordo com a Defesa Civil, o ponto de monitoramento do Rio Jaguari – na Região do Cascata – teve um total de 110 milímetros de chuva e está sendo monitorado pela possibilidade de subir ainda mais. A rede elétrica também chegou a ser afetada e duas quedas de energia ocorreram nos bairros São José e Bom Retiro.

Bairro são José é penalizado
O bairro São José foi o mais penalizado. A rua que divide o bairro e dois condomínios fechados (Campos do Conde I e II), além da Fazenda São José, ficou intransitável, a água chegou em alguns pontos a meio metro. Durante várias gestões serviços paliativos foram realizados, mas não sanaram o problema, que hoje ainda penaliza os moradores, causando grande transtorno.

O bairro foi criado em meados dos anos 90 e rapidamente se expandiu. Hoje conta com mais de 12 mil habitantes distribuídos em 45 km² de área, é o maior bairro de Paulínia e o principal da zona noroeste do Município.

Atoleiro na rua dos Estados
Um atoleiro na rua dos Estados, em frente ao Centro de Saúde Animal de Paulínia, impedia o trânsito de carro. A construção de um residencial, entre a rua dos Estados e Avenida Prefeito José Lozano Araújo está sendo feito obras de melhorias, causando grande transtorno aos moradores da região.

Bueiros no Cooperlotes
Seis (6) bueiros no cruzamento com a Avenida Antônio Batista Piva, no Cooperlotes novamente transbordaram durante a chuva desta sexta-feira. Além disso quando chove o bueiro também enche e a tampa, que não segura a água, desloca-se. Sempre que chove a situação se repete.

As pessoas ligam a água pluvial à rede de esgoto e, quando chove, o volume se torna muito grande e a rede não suporta. As águas pluviais deveriam escorrer pelas sarjetas, atingindo as galerias, mas isso não acontece em 100% das casas, o que sobrecarrega os bueiros e faz o esgoto correr a céu aberto.

Trecho alagado no Seminário Betharramita
A Avenida Antônio Batista Piva, no Parque dos Servidores, a pouco metros da Escola Municipal Professora Maria Elisa Brega e do Seminário Betharramita, novamente ficou inundada. Mesmo após a chuva carros tiveram que esperar por quase meia hora para a vasão da água.  A opção era dar a volta pelo Portal Grego Romano (sentido Anhanguera), já que os demais acessos não foram asfaltados. O local começou a inundar após a limpeza de um terreno, doado a uma igreja evangélica pela prefeitura.

Água invade à Avenida Brasília
Há anos que a Avenida Brasília, entre o portão principal do poliesportivo do Monte Alegre “Etori de Blásio” e o Parque das Flores, sofre com as chuvas. O grande volume de água do campo de futebol invade um trecho da rua e causa transtorno para motoristas e pedestres. A água e tanta que fica impossível atravessar mesmo com carro grande. A solução e contornar na contramão e vim ao centro pelas ruas do Jardim Primavera ou acessar à Avenida Osvaldo Piva, sentido Prefeitura de Paulínia.  

Campo de futebol do Morro Alto fica alagado
O campo de futebol entre as ruas Aldo Dian e Ângelo Beraldo, nos bairros Morro Alto e Planalto, respectivamente, ficou totalmente alagado, além de atrapalhar dois dos três acessos existentes ao bairro. Os carros e muito menos os pedestres conseguiam transitar pela Avenida Paulista e Rua Hercília Gomes Navarro.