Início Destaques Confira o ranking de desempenho das escolas de Paulínia no Enem 2019

Confira o ranking de desempenho das escolas de Paulínia no Enem 2019

Os estudantes de Paulínia podem conferir o ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com as 10 escolas paulinenses nos resultados do ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São 5 estaduais, 3 privadas e 2 municipais.

A lista de microdados, por escolas, de desempenho no Enem 2019 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira (26) e tabulada pela plataforma educacional Evolucional.

As três primeiras colocadas, foram Colégio Paulo Freire, com média 647.38, Escola Técnica de Paulínia (Etep) com 621.08, e a Escola Professor Osmar Passarelli Silveira (Cemep), com média de 602.89.

Em quarto lugar está o Colégio Adventista de Paulínia, em quinto lugar o do Colégio Cosmos de Paulínia, seguido das escolas Parque dos Servidores, José Narciso Vieira Ehrenberg, Residencial São José, General Porphyrio da Paz e Núcleo Habitacional José Paulino Nogueira. As médias de proficiência dos estudantes foram realizadas por área de conhecimento e por redação.

Os resultados contemplam as 19.598 escolas que cumpriram o critério de ter pelo menos dez alunos participantes no Enem 2019 considerados para o cálculo e ter taxa de participação igual ou superior a 50%. O total é de 21,7% privadas e o restante, públicas.

De acordo com a Evolucional, startup que auxilia escolas com soluções pedagógicas baseadas em dados e evidências, e que aplica simulados do Enem em mais de 2500 escolas brasileiras, 22% das escolas listadas na tabulação de 2018, ou seja, anterior a essa, prepararam seus alunos para a realização do exame por meio de um simulado oferecido pela empresa e que utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma do Enem, para corrigir e dar notas aos estudantes.

“Notamos ao longo do tempo que as escolas que apresentam bons resultados, e consequentemente bom posicionamento no Enem, são aquelas que utilizam os resultados das avaliações realizadas ao longo do ano para estruturar o seu planejamento e propor ações pedagógicas específicas, baseadas nas necessidades apontadas pelos dados. A partir dos resultados de simulados do Enem, por exemplo, é possível orientar cada aluno a estudar conteúdos que ele ainda não domina tão bem e que podem fazer a diferença em seu desempenho” afirma Vinícius Freaza, Diretor de inovação Pedagógica da Evolucional.


ETEP de Paulínia se mantém em 1ª entre

as melhores escolas municipais do país

A Etep (Escola Técnica de Paulínia) foi a primeira colocada entre as melhores escolas municipais do Brasil no ranking do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019. Os alunos e professores comemoraram o resultado. Segundo o ministério, 42 alunos fizeram o Enem no ano passado. A nota média dos estudantes da Etep foi de 632.96, acima da média brasileira, que foi de 592,90. 
O Cemep (Centro Municipal de Ensino Profissionalizante) também obteve importante colocação. Ficou em lugar entre as melhores escolas municipais do Brasil. A média das notas dos alunos foi de 602.89, também acima da média nacional.
Na classificação geral, a Etep ficou na 1.202º posição, que inclui os colégios particulares.