Início Destaques Coronavírus em Paulínia: veja como está a situação na cidade após medidas...

Coronavírus em Paulínia: veja como está a situação na cidade após medidas para conter a pandemia

O Notícias de Paulínia mostra as alterações nos serviços públicos que mexem com a rotina da população no esforço coletivo para frear a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A pandemia de coronavírus fez com que o governo município anunciasse diversas medidas para tentar conter a transmissão da doença. Isso afeta escolas, transporte público, serviços de saúde, comércio, órgãos públicos e eventos.

Veja abaixo as medidas em vigor.

Educação: Suspensão das aulas a partir de quinta-feira, 19. Entre terça e quarta-feira as escolas estarão abertas, haverá merenda e transporte escolar.

Transporte público: A Prefeitura de Paulínia oficiou a Terra Auto Viação, responsável pelo transporte municipal, para que disponibilize álcool gel nos veículos, que os mesmos rodem com as janelas abertas quando possível, aumente as ações internas de limpeza e distribua materiais informativos.

Serviços de saúde: O Departamento de Vigilância em Saúde está percorrendo comércios que atuam com alimentação, saúde e estética, para orientações referentes ao Covid-19, além de distribuir materiais informativos. Agentes da Unidade de Controle de Vetor estão entregando materiais informativos, em paralelo às ações de combate à dengue.

Eventos culturais: Suspensão das atividades culturais da Secretaria de Cultura; suspensão das atividades realizadas pela Secretaria de Turismo e suspensão da realização de eventos com aglomeração de pessoas, sejam públicos ou privados.

Home office para servidor: Adoção do teletrabalho (home office) a servidores com mais de 60 anos de idade e que apresentem comorbidades de saúde, bem como a servidores que apresentem as seguintes patologias: diabetes, pacientes cardíacos (doença cardíaca congênita, insuficiência cardíaca mal controlada e refratária e doença cardíaca isquêmica descompensada), pacientes com problemas respiratórios (DPOC e asma mal controlados, doenças pulmonares intersticiais com complicações, fibrose cística com infecções intercorrentes, displasia bronco-pulmonar com complicações), mulheres grávidas e lactantes, servidores em tratamento oncológico, pacientes imunossupressões, portadores de cirrose hepática e casos específicos de saúde que devem ser comunicados à Chefia Imediata.

Centro de Referência do Idoso: Suspensão das atividades desenvolvidas do Centro de Convivência Tia Lídia, gerido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Câmara Municipal: restringiu, a partir de quarta-feira (18), o acesso ao Prédio Ulysses Guimarães apenas a vereadores, funcionários e fornecedores – as atividades legislativas foram mantidas. No entanto, estão suspensos eventos coletivos, como sessões solenes, reuniões de lideranças partidárias e visitação institucional.

Esportes: suspensão das atividades e eventos esportivos da Secretaria de Esportes.

Paço Municipal: Restrição e controle de acesso da população ao Paço Municipal, com a obrigatoriedade de apresentação de identificação nas portarias para informar o serviço público solicitado e devidamente autorizado.

Acompanhantes: Somente serão permitidos acompanhantes quando houver necessidade

– Suspensão de todas as viagens nacionais e internacionais do prefeito, vice-prefeito, secretários e servidores municipais a serviço da Administração, com exceção daquelas consideradas essenciais ao funcionamento do serviço público.

– Recomendação para suspensão de cultos, missas e eventos religiosos.

– Todo servidor municipal deve comunicar à sua chefia imediata, qualquer viagem turística para os locais de risco definidos pelo Ministério da Saúde ou Organização Mundial de Saúde (OMS).

– Suspensão de reuniões programadas e/ou agendadas de servidores municipais com a população, bem como da gestão da Administração Municipal com a sociedade civil organizada.

As medidas acima foram estabelecidas por meio dos Decretos 7.768 de 16 de março e 7.771 de 17 de março. Ambos já encontram em vigor.

Outras ações determinadas pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Novas informações estão sendo postadas a todo momento nas redes sociais da Prefeitura de Paulínia

Facebook.com/prefpauliniasp

Instagram.com/prefpauliniasp