Início Notícias Cultura Curta-metragem de Paulínia vence Festival Independente do México; já são 16 prêmios

Curta-metragem de Paulínia vence Festival Independente do México; já são 16 prêmios

Fotos: Divulgação

O curta-metragem “Antônia”, dirigido por Flávio Carnielli, de Paulínia, venceu a concorrência de quase 1.500 produções do mundo inteiro e foi considerado o filme com a proposta mais original e inventiva pelo júri do Festival Independente de San Luís Potosí, no México. Este é o 16º prêmio conquistado por uma das obras mais premiadas da história de Paulínia.

Produzido em 2020, “Antônia” é um filme sem diálogos e colorizado como uma foto preto e branca pintada à mão e mofada pelo tempo. São registros de como a tristeza e a solidão causadas pela morte apodrecem a relação humana com a fé e a natureza. A história se passa em uma fazenda no interior do Brasil do século XIX, quando a varíola, antes de matar, apodrecia suas vítimas e as vidas daqueles que os cercavam, onde um casal de idosos decide abandonar suas crenças e tomar uma medida drástica contra o que consideram uma injustiça divina.

“Meu desejo era escrever uma história curta e poderosa, que fosse ao mesmo tempo triste, suja e encantadora. Por isso, a escolha pelo silêncio e pela analogia com as fotografias antigas, colorizadas e mofadas pela ação do tempo. Tal como a doença e a morte ao longo da história, esse conjunto de imagens desperta em nós, simultaneamente, uma espécie de fascínio mórbido por sua beleza decadente – que raramente ousamos expressar em palavras – e o horror em constatar a nossa própria mortalidade”, diz Flávio Carnielli.

SELEÇÕES
BUT Film Festival (Holanda), Festcine Pinhais, Festival Mazzaropi, Ver Cine 2020, Kannibal Fest (Alemanha), Curta Caicó, Festival Caruaru, Cine Tamoio, Curta Canedo, Fantasnóia, Boca do Inferno, Morce-GO Goiás Horror Film Festival, Festival Internacional Crash, Cine Horror, Cine MIS, Guarufantástico, Penitente Film Festival (Colômbia), 15-55 Corto (México), 80screams (EUA), Curta o Curta, Festival de Cinema do Meio do Mundo, Mostra Mosca.

PRÊMIOS
Direção de Arte – Curta Caicó
Direção de Fotografia – Curta Caruaru
Menção pelo conjunto da obra – Cine Tamoio
Prêmio especial do Caveira de filme mais assustador – Fantasnóia
Melhor edição – Festival Internacional POE
Melhor direção, fotografia e sound design – Morce-GO Goiás Horror Film Festival
Melhor curta brasileiro – Festival Crash Internacional
Prêmio da Curadoria – Guarufantástico

FICHA TÉCNICA

Equipe:
Roteiro, Direção, Montagem e Colorização: Flávio Carnielli
Direção de Fotografia, Arte e Figurinos: Helen Quintans
Assistente de Direção: Hamilton Rosa Jr.
Assistente de Produção: Paulo César Pereira
Maquiagem: Lua Tiomi
Desenho de Som: Camila Pennone e Guga Lourenço
Trilha Sonora Original: Guga Lourenço
Mixagem: Guga Lourenço
Produção: Hamilton Rosa Jr. e Antonio Carlos Theko.
Produção Executiva: Helen Quintans e Flávio Carnielli
Elenco: Wagner Kampynas – Avô; Violeta Nagai – Avó; Ana Flávia Passos – Filha/mãe e Anne Passos – Antônia
Responsável: Flávio Carnielli