Início Notícias Ambiente De 638 municípios, Paulínia ocupa o 346º lugar em programa de desenvolvimento...

De 638 municípios, Paulínia ocupa o 346º lugar em programa de desenvolvimento sustentável

Programa “VerdeAzul” 2019 qualificou os 164 primeiros colocados. Na RMC, Paulínia só ficou à frente de Monte Mor

O município de Paulínia ficou em 346º lugar no ranking das cidades paulistas que possuem ações de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. O Programa Município VerdeAzul (PMVA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo entregou nesta semana 164 certificados de qualificação para municípios mais pontuados.

Foram inscritos programa 638 municípios do Estado que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

A qualificação é considerada pelos executivos um “simulado” para a certificação que ocorre ao final de cada ciclo anual. O município encaminha aos técnicos do PMVA suas 85 tarefas, baseadas em ações ligadas às diretivas do Programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação. Paulínia obteve 9,31 pontos, enquanto que o primeiro colocado, a cidade de Botucatu, fez 92,53.

“Esta marca possibilita agregar valor para os produtos gerados nos municípios. É um símbolo que gera recurso. O mundo sustentável abre uma nova oportunidade para vocês e vamos buscar a certificação para que essa seja a consciência do nosso Estado”, disse o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos. Com a qualificação, os interlocutores municipais podem ter acesso ao sistema por meio de senha e login para conferir as notas e avaliações das suas cidades.

Confira a classificação final das cidades que compõe a Região Metropolitana de Campinas (RMC):