Início Notícias Ambiente Defesa Civil alerta para chuvas na região de Campinas

Defesa Civil alerta para chuvas na região de Campinas

 

Chuvas fortes e isoladas estão previstas de 15 (terça-feira) a 19 (sábado) de dezembro

 

De 15 (terça-feira) a 19 (sábado) de dezembro a região de Campinas vai ter pancadas de chuvas fortes, acima de 100mm, com acumulado de chuva por conta da influência do avanço lento de uma frente fria, alerta a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. A precipitação continuará de fraca a moderada, mas sua persistência, somada aos acumulados elevados, aumentam o risco para transtornos como alagamentos e deslizamentos.

Assim, em razão desses eventos, orientamos a todos para ficarem atentos a qualquer sinal de perigo, como alagamentos, enxurradas, desabamentos, deslizamentos de terra e ocorrências relacionadas com raios e vento. Em caso de emergência, avise imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

A orientação é para não atravessar locais alagados, não enfrentar enxurradas, não se banhar ou participar de pescarias, em rios e cachoeiras, durante ou logo depois de chuvas intensas.

A Defesa Civil recomenda manter a atenção aos sinais de perigo, como postes inclinados e rachaduras nas paredes. Caso se verifique algum desses sinais, é preciso abandonar imediatamente o local e acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199.

Alertas por SMS

A Defesa Civil Estadual conta com monitoramento 24 horas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), que acompanha os municípios, enviando diariamente alertas de risco meteorológico, além de emitir SMS à população cadastrada.

Para receber essas informações, de forma totalmente gratuita, basta o interessado enviar uma mensagem com o CEP da localidade (sem ponto ou hífen) em que deseja receber o aviso para o número 40199 e o usuário passa a receber os alertas da sua região.