Início Notícias Cidades Deic prende quadrilha que furtava e falsificava medicamentos veterinários em Paulínia

Deic prende quadrilha que furtava e falsificava medicamentos veterinários em Paulínia

As investigações começaram em julho deste ano, quando a equipe descobriu que o antipulgas NexGard era desviado da fabricante Boehringer Ingelheim

O antipulgas em tabletes mastigáveis NextGard era o mais comercializado pelos criminosos. Fotos: Deic

O Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) prendeu na segunda-feira (30), 10 suspeitos de furtarem remédios para cachorros da empresa Boehringer Ingelheim, que fica em Paulínia. Denominada Operação “Cão Amigo”, os policiais cumpriram 12 mandatos de busca e apreensão em Campinas, Hortolândia, Paulínia, Sumaré e Praia Grande.

Segundo a polícia, além de desviar os medicamentos que iriam para o descarte, a quadrilha ainda furtava da linha de produção da empresa. Eles trituravam os produtos originais e adicionavam uma massa para que rendessem mais. Depois, o grupo condicionava em embalagens falsas, produzidas em gráficas e revendiam.

O Deic informou que entre os remédios mais furtados estavam o antipulgas em tablete mastigável NextGard e que há registro de morte de cães por intoxicação ao produto falsificado.

A investigação era conduzida pela 3ª Delegacia Patrimônio (Investigações sobre Crimes Patrimoniais Cometidos Contra Órgãos e Serviços Públicos) desde julho. Nesta segunda, foram apreendidos diversos blisters de medicamentos verdadeiros furtados. Além disso, foram encontradas embalagens e etiquetas falsas. A operação “Amigo Cão” contou com um efetivo de 25 policiais da 3ª Patrimônio. 

Presos
Ao todo, 10 pessoas foram presas, quatro só em Paulínia. Entre eles um funcionário do próprio laboratório que atuava na linha de produção e outro, terceirizado, que trabalhava no descarte de medicamentos. De acordo com o Deic, os outros suspeitos foram presos em Sumaré (2), Praia Grande (2), Nova Odessa (1) e Artur Nogueira (1).

Empresa colabora

Em nota, a Boehringer Ingelheim se posicionou sobre o caso. Segundo a empresa, a integridade dos seus produtos e a saúde e bem-estar dos animais são prioridades e por isso, “colaboramos com as autoridades legais e de saúde nas investigações para prevenir fraudes e combater o mercado paralelo. Essas medidas são importantes para garantir que apenas produtos em embalagem e conteúdo originais e de qualidade atestada circulem no mercado”.

A Boehringer Ingelheim ainda recomenda que os consumidores preocupados com a eficácia ou autenticidade de algum produto NexGard já adquirido podem contatar o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo número 0800 888 7387 (atendimento de 2ª à 6ª feira, das 08:00 às 18:00 horas, exceto feriados).