Início Educação Depressão é tema do 12° Fórum em Roda na Escola Municipal Elvira...

Depressão é tema do 12° Fórum em Roda na Escola Municipal Elvira Cássia de Oliveira

Contamos com a sua participação! Venha e traga a sua família para discutir o tema!

Uma das fases da vida mais propícias para o aparecimento da depressão é a adolescência. De acordo com Rodrigo Machado Vieira, professor titular de psiquiatria da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, o cérebro juvenil é o mais vulnerável à depressão: SETE em cada DEZ casos da doença ocorrem antes dos 24 anos.

A boa notícia é que a depressão tem solução e será discutida no 12º Fórum em Roda para ajudar a todos que já foram impactados de alguma forma por esta doença a enfrentá-la e superá-la! O encontro faz parte do Programa Conecta, iniciado em agosto de 2015 pela empresa Copersucar, em Paulínia, que busca a formação integral do individuo e empoderamento comunitário.

Rafael Aquiles Monteiro

O encontro acontecerá na Escola Municipal Professora Elvira Cássia de Oliveira, dia 15, às 18h30 e será mediado por Rafael Aquiles Monteiro que é psicólogo, professor de Hipnose Clínica e Hipnoterapeuta e Professor Licenciado em Sociologia e História pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

“Só quem teve ou tem depressão sabe o quando ela afeta completamente a vida, fazendo com que se perca o prazer de viver. A partir de uma experiência pessoal, escrevi um livro, que não é um manual de cura, mas sim uma série de reflexões e colaborações. Além disso, é de suma importância que as pessoas com depressão procurem auxílio e tratamento com profissionais da área de saúde”, disse o jornalismo Juliano Schiavo que já teve depressão.

Lançamento de livro
Além disso, haverá o lançamento do livro: Aprendendo com a Depressão: Reflexões, Depoimentos e Orientações sobre a Doença Considerada o Mal do Século XXI. O livro é uma produção independente do escritor, jornalista, biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente, Juliano Schiavo.

Doença do Século 21
A doença Considerada o Mal do Século XXI, atinge mais de 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) e vem prevalecendo entre os jovens. Nos últimos cinco anos, a incidência entre homens e mulheres de 12 a 25 anos teve um salto de quase 40%. Nas outras faixas etárias, o índice caiu. Foi isso que mostrou um estudo realizado com 600.000 pessoas, conduzido pela Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos. O resultado é aplicado aos americanos, evidentemente, mas se repete em quase todo o Ocidente.

A incapacidade de ver esperança no futuro é uma das maiores consequências da doença, e afeta aqueles que sofrem deste mal de maneira devastadora.

Depressão é tema do 12° Fórum em Roda
Data:
15/5/2018 (terça-feira)

Horário: 18h30
Local: Escola Municipal Elvira Cássia de Oliveira – Rua Mathilde de Freitas Bergamashi, 181, bairro São José II, em Paulínia
Entrada franca