Início Destaques “Dia D” de vacinação contra sarampo acontece neste sábado em Paulínia

“Dia D” de vacinação contra sarampo acontece neste sábado em Paulínia

 Foto: Governo do estado de São Paulo.

Iniciativa é direcionada a crianças e jovens de 5 a 19 anos; todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão abertas das 8h às 17h

Neste sábado, dia 15, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), recebem das 8h às 17h as atividades da campanha de vacinação contra o sarampo “Dia D”, com a finalidade de intensificar a adesão à campanha em curso em Paulínia.

A iniciativa é direcionada a crianças e jovens de 5 a 19 anos, que tomaram a primeira dose ou nunca se vacinaram. Até o dia 13 de março, as doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação.

Para tomar a vacina, basta apresentar a carteirinha de vacinação. Quem se vacinar irá receber a vacina tríplice viral, que além de proteger contra o sarampo, é eficaz também contra rubéola e caxumba.

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Para os bebês com 6 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

Manchas vermelhas pelo corpo, tosse e febre são os principais sintomas da doença, que é altamente contagiosa e pode acarretar complicações graves. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostram que, em 2019, casos notificados no mundo triplicaram nos sete primeiros meses em comparação ao mesmo período de 2018.

UBSs

As Unidades Básicas de Saúde de Paulínia são: Betel, Centro I, Centro II, Cooperlotes, Monte Alegre, Parque da Represa, Jardim Amélia, João Aranha, Planalto e São José. 

A campanha de vacinação contra o sarampo é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Saúde Paulínia (SUS Paulínia) e do Ministério da Saúde.