Início Destaques Dia da Enfermagem: profissionais enfrentam riscos para tratar doentes da covid-19

Dia da Enfermagem: profissionais enfrentam riscos para tratar doentes da covid-19

Hoje, 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem. É urgente a necessidade de cuidar de quem cuida de nós! Enfermeiras, enfermeiros e profissionais que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus precisam de salários justos, acesso a treinamentos eficazes e equipamentos de trabalho de qualidade.

A data lembra e homenageia o nascimento da britânica Florence Nightingale uma pioneira da enfermagem moderna. No Brasil, 12 de maio é também o Dia Nacional do Enfermeiro. A data presta tributo também à enfermeira baiana Ana Néri, primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Por meio de suas contas em redes sociais, o site notícias de Paulínia aponta os riscos enfrentados por enfermeiras e enfermeiros durante o período da pandemia da covid-19 e destacaram a coragem desses profissionais. Alguns parlamentares também defenderam maior valorização para a categoria.

Dia do Enfermeiro
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado oficialmente desde 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. Bem antes disso, em 1938, o Dia do Enfermeiro passou a ser uma data comemorativa no Brasil a partir do Decreto 2.956, do então presidente Getúlio Vargas. Em 12 de maio de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek assinou o Decreto 48.202 oficializando a Semana da Enfermagem.