Início Destaques Dia Mundial da Aids conta com atividades informativas e realização de testes rápidos

Dia Mundial da Aids conta com atividades informativas e realização de testes rápidos

A Secretaria Municipal da Saúde de Paulínia (SMS), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em parceria com o Coletivo de Arte Cultura e Direitos Humanos “Boca de Sissí” organizou uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial da Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida (Aids), celebrado nesta quarta-feira (1º).

Com o intuito de combater a desinformação e o estigma que ainda existem sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV/AIDS) e outras Infecções sexualmente transmissíveis (IST), a equipe da Saúde Pública Municipal foi à campo conscientizar a população sobre prevenção do contágio e formas de tratamento.

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria de Saúde realizou na Praça da Amizade (Praça dos Bombeiros), das 9h às 13h, testagem rápida de HIV e Sífilis com as pessoas que estavam de passagem pelo local. Também distribuição de preservativos, lubrificantes e material informativo no local.

Já o período da tarde foi o ápice da programação. Com muita cor e alegria, além de apresentações artísticas, performances circenses, capoeira, música e shows de drag queen, o Coletivo de Arte Cultura e Direitos Humanos “Boca de Sissí” inaugurou um momento inédito no município ao ocupar a movimentada Praça dos Bombeiros com uma série de intervenções que combinavam arte e processos educativos de conscientização com os munícipes que, curiosos, interagiam com os artistas e ouviam atentamente às falas mediadas pelo Coletivo e integrantes do CTA.

As apresentações foram executadas por artistas ativistas LGBTQIA+ da região que aceitaram o convite para construção de um momento inédito na cidade de Paulínia. Não tinha quem não parasse, pelo menos um pouquinho, da correria do dia a dia para ouvir as falas e apreciar as apresentações.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em parceria com o Coletivo de Arte Cultura e Direitos Humanos “Boca de Sissí” e marca o início do mês conhecido como Dezembro Vermelho, que destina-se ao combate dos estigmas e do contágio pelo HIV/AIDS.