Início Destaques Dia Mundial de Higienização das Mãos reforça a importância da prática para...

Dia Mundial de Higienização das Mãos reforça a importância da prática para prevenir infecções

 Saiba como lavar as mãos da forma certa para prevenir contaminações

Nesta quinta-feira, dia 5 de maio, é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, com o objetivo de conscientizar a população da importância dessa prática regularmente.

Definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data reforça o fato de que lavar as mãos ajuda a prevenir infecções e impedir o risco da transmissão cruzada de microrganismos.

Apesar de ser um ato simples, é uma medida primária reconhecida mundialmente e, por este motivo, tem sido considerada um dos pilares do combate à Covid-19.

A limpeza frequente das mãos é fundamental, pois elas estão em constante contato com superfícies, como maçanetas, celulares, barras dos transportes públicos, ou até mesmo ao cumprimentar uma pessoa com aperto de mão.

Saiba como lavar as mãos corretamente:

– Molhe as mãos com água corrente e coloque o sabonete líquido;
– Esfregue entre os dedos, de baixo das unhas, punhos, dorso das mãos e polegares;
– Seque as mãos com papel toalha para ser descartado em seguida;
– Se a torneira não for automática, use um papel toalha para fechá-la.

No caso dos serviços de saúde, a higienização das mãos requer ainda mais atenção. Para ter eficiência, precisa ser realizada antes de tocar o paciente, antes da realização de procedimento de assepsia, após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções, após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.

Neste ano, o tema definido pela OMS para a campanha de higiene das mãos é “Unidos pela Segurança”, focada em apoiar a cultura da segurança e qualidade na assistência à saúde por meio das melhores práticas em higiene de mãos.