Início Notícias Ambiente Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho

O mês de junho chegou, e você sabia que, anualmente, no dia 5 de junho, se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente? A data passou a existir em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, além de alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Toda sociedade de Paulínia tem urgentemente que se manifestar no sentido de que haja critérios de defesa ambiental a instalação de novas empresas. Também exigir a efetiva fiscalização sobre as que já estão instaladas e que lançam toneladas e toneladas de poluição no solo, na água e no ar.

O objetivo é mudar a visão dos moradores de Paulínia, uma cidade com grande polo industrial que pode e deve melhorar suas condições ambientais. Uma importante iniciativa para mudar esse conceito tem sido melhorar a comunicação entre empresas e a comunidade.

A fiscalização em torno de danos à natureza deve ser rigorosa, e as empresas que seguem as regras podem mostrar à população bons resultados e melhorias no meio ambiente. Melhor ainda se o dano nem ocorresse.

Mini Pantanal – Região Oeste
O mini pantanal possui uma área de 32km², sendo que 18km² estão situados na região oeste de Paulínia. É um dos ecossistemas mais completos da nossa região, podendo-se observar grande variedade de fauna e flora.

Marrecos, quero-queros, frangos-d’água, talha-mares, e as mais comuns e em grande número, as garças. Podem ser vistos ainda outros animais como: jacarés, capivaras, ratão do banhado – conforme a época do ano.

Na farta vegetação que cobre a região do mini pantanal, pode ser ouvido o rio Atibaia descendo ao encontro do rio Piracicaba, criando um ecossistema específico que abriga centenas de espécies de aves, peixes, répteis e mamíferos.

Por ser uma área de transição da Mata Atlântica para o cerrado, possui banco de plantas medicinais e constitui-se no principal local de pernoite e procriação das garças e biguás. Encantando por sua beleza natural, é utilizado como laboratório natural para biólogos, estudantes e ecologistas. Verdadeiro santuário ecológico que permite ao visitante sua apreciação por barco ou a pé pelas margens do Rio Atibaia.
Endereço: Avenida Luis Vicêncio, s/nº – Bairro Parque da Represa – Paulínia – Região Oeste

Jardim Botânico |Região Central
O Jardim Botânico Municipal “Adelelmo Piva Júnior” tem como objetivo preservar espécies de plantas nativas e exóticas aclimatadas no Brasil.

Possui área de 86.000m² e estufa de 1.500m². Conta com 1.200 espécies de árvores, dois lagos e vários tipos de ervas medicinais. Foi desenvolvido um trabalho de fenologia (estudo do comportamento de diferentes tipos de árvores), de acordo com o clima de Paulínia.

Possui estufa com área de 1.500 metros², onde são colhidas as sementes e enviadas ao Viveiro Municipal para produção de mudas. Utilizando o espaço e as espécies existentes no local, são atendidos estudantes da rede municipal de ensino e de outros municípios que se interessam em pesquisas na área de botânica e preservação do meio ambiente.
Endereço: Rodovia Dr. Roberto Moreira, 577 – Jardim Vista Alegre – Região Central

Parque Ecológico |Região Central
“Poucas experiências são tão significativas para adultos e crianças quanto uma visita ao Zoológico. Apreciar a diversidade da fauna cria um vínculo poderoso e universal com a natureza”.

O Parque Ecológico Municipal “Armando Müller” conta uma área de aproximadamente 65 mil metros quadrados, onde a natureza se faz presente por meio de animais silvestres, aves, lagos e vasta vegetação.

Sua entrada tem como porta um modelo da “Arca de Noé”. Além de oferecer lazer e entretenimento, oferece ao visitante conhecimento sobre a fauna e a flora.

O parque está dividido em quatro ecossistemas: Cerrado, Savana, Floresta e Pantanal; recintos com características bem próximas ao habitat natural de cada animal, construídos sob as normas específicas do IBAMA e conta com diferentes espécies de mamíferos, aves e répteis.
Endereço: Rua 31 de Março nº 50 – bairro Santa Cecília –

Zeca Malavazzi | Região Central
O Parque Municipal Zeca Malavazzi oferece qualidade de vida, proposta deste local que proporciona momentos de descontração nas diversas atividades de lazer, como o passeio de pedalinho, caminhada ou o cooper; um lugar que oferece o privilégio de viver integrado com a natureza. Possui um terço da área ricamente arborizada com várias espécies de plantas e com toda infraestrutura necessária.
Endereço: Rua Álvaro Ribeiro, s/nº – Jardim Itapoan – Região Central

 

Mata Santa Terezinha |Região Oeste
Cobertura vegetal remanescente da Mata Atlântica e composta por vegetação primária e secundária, com espécies de grande porte e vegetação de brejo. Sua importância: é uma área de preservação ambiental em recuperação, patrimônio natural, e contribui para a existência de afloramentos de água e preservação de mananciais do Atibaia.

A Mata Santa Terezinha abrange 78m² mil metros, é oriunda da Fazenda com o mesmo nome e contorna os bairros Parque Brasil 500, Residencial Ipê e Jardim Flamboyant, na Região Sul e Oeste, respectivamente.
Endereço: Avenida Prefeito José Lozano Araújo, s/nº – bairro Residencial Ipê – Região Sul

Parque do Cerrado | Região Nordeste
O Parque do Cerrado abrange uma área de 100 mil metros quadrados no bairro Cascata. É um importante bioma brasileiro e que tem sua preservação garantida no município, por meio de uma lei municipal sancionada em julho de 2006. O cerrado detém uma riqueza infinita no campo farmacêutico e a enorme gama de sua biodiversidade. Tanto na flora, quanto na fauna.

O cerrado é um dos biomas mais importantes para a preservação do meio ambiente, ecologicamente equilibrado e sustentável. Os serviços ambientais prestados pelo cerrado são fundamentais para a manutenção do solo, a regulação climática e o fornecimento de água.

O bioma Cerrado é o segundo ecossistema mais rico em biodiversidade do Brasil, pois possui fauna e flora riquíssimas e muitas delas servem como base para a alimentação humana, medicamentos, produtos de cosméticos, entre outras utilidades, conforme o Manual para Recuperação da Vegetação de Cerrado (DURIGAN et al., 2011).

Este ecossistema é tão indispensável que foi recentemente incluído entre os destaques  globais para a conservação. Os destaques são habitats naturais que correspondem a apenas 1,4% da superfície do planeta, onde se concentra cerca de 60% do patrimônio biológico do mundo.
Local: bairro Cascata – Região Nordeste