Início Destaques Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos faz alerta para riscos à...

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos faz alerta para riscos à saúde causados pela automedicação

Medicamentos não devem ser utilizados sem prescrição e orientação médica

Nesta quinta-feira (5), é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, data criada com o objetivo de alertar a população sobre os riscos à saúde causados pela automedicação.

O uso indiscriminado de medicamentos sem prescrição médica é a principal causa dos altos índices de intoxicação por remédios. Além disso, a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar também dependência e até morte.

Por isso, é importante reforçar que os medicamentos só devem ser usados com a dose prescrita por um profissional médico, sempre respeitando os intervalos indicados entre elas e durante o tempo sugerido para o tratamento.

Em caso de dúvidas sobre o uso de algum medicamento, o paciente pode buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para obter esclarecimentos com um profissional.

O que diz a OMS – A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais da metade de todos os medicamentos no mundo são prescritos, dispensados ​​ou vendidos de forma inadequada, e que metade de todos os pacientes não os utiliza corretamente. São exemplos, o consumo de muitos medicamentos por paciente (polifarmacia); uso inadequado de antimicrobianos (antibióticos), muitas vezes em dosagem inadequada, para infecções não bacterianas; excesso de injeções quando formulações orais seria mais apropriado; falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas; e automedicação inapropriada.