Início Destaques Durante pandemia, prefeitura de Paulínia cria abrigo para moradores de rua

Durante pandemia, prefeitura de Paulínia cria abrigo para moradores de rua

Paulínia ampliou a rede de acolhimento para pessoas em situação de rua com a implementação de abrigo emergencial exclusivo. Uma estrutura foi montada no Ginásio Poliesportivo dos Trabalhadores “Éttori di Blasio”, no bairro Monte Alegre. O local de fácil acesso, além de amplo, tem muito verde no entorno.

A previsão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania é de que cerca de 30 pessoas sejam atendidas no acolhimento. O trabalho também conta com a parceria do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, Fundação Neemias e Missão Madre Teresa de Calcutá.

O prefeito Du Cazellato (PL) destacou que seu governo não tem medido esforços para anteder a população paulinense com dignidade. “Estamos realizando um trabalho em conjunto com várias secretarias. Todos os profissionais estão empenhados em oferecer uma estrutura adequada a essas pessoas, com dignidade e todos os cuidados necessários”, afirmou o prefeito.

A estrutura montada conta com camas e locais para higienização pessoal e há a separação de ala feminina e masculina, incluindo os sanitários. O acolhimento também oferece almoço e jantar aos moradores de rua. As refeições são preparadas por voluntários da Fundação Neemias e da Missão Madre Tereza de Calcutá.

“Estamos ajudando no preparo das refeições e também iremos oferecer oficinas de artesanato. Esse trabalho é muito importante e vem de encontro com a nossa missão, que é de resgatar a dignidade humana”, comentou a coordenadora da Missão Calcutá, Doralice Manzato.

Já o pastor Rubens Ioricci afirmou que 40 voluntários da Fundação Neemias estão envolvidos nesta ação, produzindo uma média de 60 refeições por dia. “É um grande privilégio poder servir e saber que o alimento chegará a essas pessoas”, completou.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde já intensificou as abordagens às pessoas em situação de rua e equipes de profissionais da pasta, já realizam o primeiro atendimento, como aferição de pressão e testes de HIV. As pessoas acolhidas também estão sendo vacinadas contra a gripe.

Segundo o governo, um médico psiquiatra foi disponibilizado para dar atendimento a pacientes com sintomas da COVID-19 e realizar a abordagem em pessoas com sinais de abstinência, além de profissionais de outras secretarias municipais que também foram capacitados para esse tipo de acolhida.

Para garantir a segurança do local, a Guarda Municipal fará o patrulhamento no Ginásio, das 22 horas às 6 horas. A força-tarefa envolve as Secretarias Municipais de Assistência Social e Cidadania, Saúde, Obras, Segurança Pública, Defesa Civil, Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, Fundação Neemias e Missão Madre Teresa de Calcutá.