Início Notícias Cidades Durante sexta “parada”, Replan anuncia possível elevação das tochas nos próximos dias

Durante sexta “parada”, Replan anuncia possível elevação das tochas nos próximos dias

A maior unidade de tratamento de diesel ficará paralisada para manutenção preventiva por 36 dias. O procedimento é planejado e executado conforme normas de segurança, mas pode ocasionar em tochas mais intensas

 A maior unidade de tratamento de diesel da Refinaria de Paulínia (Replan) vai parar para manutenção por 36 dias. Cerca de 1.200 trabalhadores de empresas prestadoras de serviços executarão os trabalhos. Em 2019, as unidades receberão investimentos de R$ 393 milhões na segurança operacional. A Replan é a maior refinaria da Petrobras em capacidade de processamento de petróleo.

O procedimento é planejado e executado conforme normas de segurança, e mesmo podendo ocasionar tochas mais altas e intensas, que chamam a atenção da população, não há risco algum.

Entre os meses de março a junho, foram realizadas manutenções em unidades de tratamento de diesel e gasolina, de geração de hidrogênio, de produção de gasolina e gás liquefeito de petróleo (GLP). Nesse período, cerca de 2.300 trabalhadores foram contratados pelas empresas prestadoras de serviços para a execução dos trabalhos.

De acordo com a empresa, as paradas para manutenção têm por objetivo manter a segurança e confiabilidade operacional da refinaria, reestabelecer as capacidades operacionais, além de promover melhorias nas suas instalações. Os serviços também atendem à NR-13 – Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece um tempo máximo de seis anos para que as unidades operem de forma ininterrupta. 

A refinaria paulinense tem como foco a produção de diesel e gasolina, chegando a transformar próximo de 83% de cada barril de petróleo que chega à refinaria nestes derivados, por isso, durante o período em que as unidades estão em manutenção, o mercado é atendido com produtos de outras unidades de refino da Petrobras e não compromete o abastecimento, principalmente o interior paulista e centro-oeste (MT, MS, RO, AC, MG sul e triângulo mineiro, GO e Brasília/DF) do país, mercados atendidos pela Replan.

A Refinaria de Paulínia é a maior unidade de refino da Petrobras, respondendo por aproximadamente 20% do processamento de petróleo do país e por atender cerca de 25% do mercado brasileiro de derivados. Possui capacidade para processar diariamente 69 milhões de litros de petróleo, ou seja, 434 mil barris/dia e entre seus principais produtos estão a gasolina, diesel, gás de cozinha e querosene de aviação.

COMPARTILHAR