Início Notícias Cidades Eleitor paulinense sem cadastro biométrico obrigatório não vota em 2020

Eleitor paulinense sem cadastro biométrico obrigatório não vota em 2020

Cerca de 50 mil de eleitores deverão passar pelo procedimento até 19 de dezembro de 2019; o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver

Paulínia que abrange 74.167 mil eleitores, iniciou desde o dia 4 de fevereiro, o prazo para cadastramento biométrico obrigatório. Do total, cerca de 50.816 mil ainda precisam realizar o cadastramento biométrico. Você pode acompanhar estes números por meio do site http://www.tse.jus.br/eleitor/biometria/biometria-atual-do-dia.

O atendimento no Cartório Eleitoral de Paulínia dura em média 15 minutos e o eleitor paulinense tem até o dia 19 de dezembro de 2019 para realizar seu cadastramento. O atendimento no Cartório Eleitoral é realizado por agendamento. Antes, o eleitor deve agendar o seu atendimento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no seguinte endereço http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3.

Caso o eleitor não tenha acesso à internet, pode comparecer ao cartório eleitoral e lá realizar o agendamento, escolhendo o dia e hora para seu atendimento. Já nas unidades do Poupatempo o procedimento é feito no site do próprio órgão. Ter em mãos o número do título eleitoral facilita o agendamento.

Os eleitores que não comparecerem ao cartório eleitoral ou postos de atendimento até o prazo final terão seus títulos cancelados, o que impede a participação nas eleições de 2020, a obtenção de empréstimos em bancos oficiais, a inscrição em concursos públicos, a emissão de passaporte e a de CPF, entre outras restrições.

Caso o eleitor não compareça, ele estará sujeito a uma multa de R$ 3,51. Após comparecer ao cartório eleitoral mais próximo e regularizar a situação, o título volta a ficar ativo.

Biometria Concluída

Até o início de 2019, o cadastramento biométrico em Paulínia foi realizado por 23.351 eleitores, ou seja, (31,48%) do eleitorado paulinense. O prazo limite em Paulínia é 19 de dezembro de 2019. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é concluir a operação em todo o país até 2022.

Serviço:

O que levar
Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver.

Aonde ir
A biometria pode ser realizada no cartório em que o eleitor esteja inscrito ou em qualquer unidade do Poupatempo com serviços eleitorais. O agendamento prévio é necessário.