Início Destaques Eliminar focos do Aedes aegypti ajuda a prevenir e diminuir casos de dengue

Eliminar focos do Aedes aegypti ajuda a prevenir e diminuir casos de dengue

Alertar a população sobre a eliminação de possíveis focos do vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti é a melhor maneira de prevenir a doença.  

O Departamento de Vigilância em Saúde, informa que as ações de pressão e combate à Dengue, Zika e Chikungunya ocorrem diariamente e de modo ininterruptas no território municipal.

Uma da estratégia utilizada após análise técnica é a Nebulização. Os bairros Vida Nova, Leonor 2, Jardim Amélia, Monte Alegre e São José já receberam a Nebulização em Paulínia.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma força-tarefa para controle e combate à doença em Paulínia para eliminar os focos do mosquito, com as atividades casa a casa intensificadas em imóveis de altíssimo e alto risco, além da identificação de pontos estratégicos e locais especiais.

Além disso, a unidade também realizara a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que consiste em um levantamento amostral que auxilia na obtenção de indicadores de infestação por Aedes aegypti e servem para direcionar as estratégias de vigilância e controle vetorial do Programa Municipal de Vigilância e Controle de Arboviroses.

A ADL é uma atividade pactuada com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado da Saúde.

Clássica x hemorrágica

A dengue é uma doença causada pela picada do mosquito infectado. Os primeiros sintomas aparecem de quatro a 10 dias e a doença costuma se apresentar em duas formas clínicas: a dengue clássica e a febre hemorrágica.

A forma clássica é o tipo mais comum e apresenta febre alta, dor de cabeça e nos olhos, dores musculares e nas articulações, fraqueza, vômitos, manchas na pele e coceira.

No caso da febre hemorrágica, tipo mais grave da doença, além dos sintomas anteriores também são observados sintomas como manifestações hemorrágicas, acúmulo de líquidos, insuficiência circulatória e aumento anormal do tamanho do fígado (hepatomegalia). Ao perceber qualquer um desses sintomas, deve-se procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Cuidados em casa

Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças, já é um velho conhecido da população. Porém, ano após ano é necessário reforçar as medidas para a eliminação de criadouros nas casas. Uma simples tampinha de garrafa com água parada já é suficiente para uma fêmea botar um ovo, que se transforma em larva e depois se torna mosquito transmissor de doenças.

Ao que cabe à administração municipal no combate ao mosquito, a Prefeitura de Paulínia aplica Nebulização em regiões críticas da cidade e a equipe do Departamento de Vigilância em Saúde faz visitas sistemáticas por toda a cidade.

Mas toda a população pode e deve ajudar, eliminando qualquer objeto que possa deixar água parada e recebendo os agentes da vigilância em saúde. Eles estão orientados para seguir todos os protocolos de biossegurança impostos pela pandemia, como uso de máscara e álcool 70%, e todas as ações de orientação são feitas nos ambientes externos das casas.

Doença cíclica

A dengue apresenta, habitualmente, comportamento cíclico, com anos epidêmicos (duração de 1 a 2 anos) e anos interepidêmicos, (duração de 2 a 3 anos). O último ano epidêmico, tanto no município como no estado de São Paulo e Brasil, foi o de 2015.

Denuncie: água limpa e parada – solicitar vistoria de local com acúmulo: (19) 3874-3382.