Início Destaques Em live, vereadores de Paulínia recebem secretário de saúde para debater coronavírus

Em live, vereadores de Paulínia recebem secretário de saúde para debater coronavírus

Secretário de Saúde de Paulínia, o médico Fábio Luiz Alves

Paulínia vem adotando ações mais rigorosas de prevenção ao novo coronavírus. Para apresentar as medidas, os vereadores receberam o secretário de Saúde de Paulínia, o médico Fábio Luiz Alves, para encaminhar as demandas relacionadas ao combate à doença no Município. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), na Presidência da Câmara Municipal. Os vereadores participaram virtualmente.

O líder do governo e o vice-presidente na Câmara de Paulínia, vereador Fábio Valadão (PL), foi o primeiro dos parlamentares a fazer questionamentos ao secretário. Participarem do encontro Tiguila Paes (Cidadania), Marquinho Fiorella (PSB), Danilo Barros (PL), Fábia Ramalho (Podemos), Edilsinho Rodrigues (Solidariedade) e José Soares (Republicanos), além de jornalistas.

O secretário apresentou um balanço das ações já tomadas e as medidas em planejamento, como a possibilidade de criar um hospital de campanha e a contratação de até 407 novos profissionais da área da saúde. Ele ainda relatou a quantidade de leitos disponíveis para o atendimento da população, incluindo a negociação com um hospital particular para disponibilizar mais 20 vagas.

A preocupação com a crise econômica, gerada com o fechamento de comércios e o isolamento social, não deixou de ser levantada pelos parlamentares. Fábio Alves reconheceu as dificuldades, mas disse que agora não é o momento de se retomar as atividades, para evitar alta curva de pessoas doentes.

“Como gestor público e sanitarista, entendo que afrouxar a quarentena não é sensato por ora”, declarou. Segundo ele, a administração municipal deve reavaliar prazos e medidas a partir da próxima quarta-feira (22/4). Um dos problemas apontados, porém, foi que o índice de isolamento da população é muito baixo (cerca de 50%, ante o 70% esperado).

O secretário também descartou, por enquanto, seguir a linha de outras cidades que vêm obrigando cidadãos a usarem máscaras. Outro assunto levantado foi a compra dos 20 mil testes rápidos para se diagnosticar a doença: até agora, foram entregues apenas 70, que estão sendo utilizados para diagnosticar casos específicos no Hospital Municipal.

Alguns vereadores apresentaram propostas, como implantar adicional de risco aos profissionais da saúde que trabalham de perto no combate à pandemia. Como a reunião foi transmitida ao vivo, internautas puderam apresentar perguntas nos canais da Câmara e nos perfis das redes sociais dos vereadores.

Nem todas puderam ser respondidas, apesar das quase três horas de duração do encontro. As questões sem resposta serão encaminhadas ao secretário e a sua equipe, que já se propuseram a prestar informações conforme a necessidade.

Vereadores e jornalistas em live com o secretário de Saúde de Paulínia, o médico Fábio Luiz Alves

NOVOS ENCONTROS
O vice-presidente da Câmara, Fábio Valadão, disse que serão promovidas novas reuniões, inclusive com representantes de outras secretarias municipais. Valadão também interagiu com vários munícipes que encaminharam perguntas.

O presidente da Casa, Antônio Miguel Ferrari, o Loira (DC), não participou do encontro por já ter um compromisso previamente agendado, mas destacou a importância da reunião e ressaltou que é preciso ampliar o alcance da informação correta sobre o Covid-19. “É preciso cuidado com o que se é divulgado fora dos meios oficiais. Ao receber esse tipo de material é preciso checar sua veracidade”, afirmou.

Loira ainda agradeceu toda atenção dada aos vereadores e parabenizou os envolvidos no combate ao coronavírus. “Num momento delicado como esse, precisamos nos unir e tudo o que está sendo feito, é pensando no bem-estar e saúde de cada cidadão. Nós da Câmara Municipal estamos atentos, e procurando as melhores alternativas para sairmos dessa crise”, completou.

CASOS
Até o momento, Paulínia conta com 11 casos confirmados da doença, 55 suspeitos, 2 óbitos em investigação, 3 mortes descartadas, 84 casos descartados e 4 casos curados.