Início Notícias Ambiente Empresa de Paulínia reduz consumo de água em mais de 10 milhões...

Empresa de Paulínia reduz consumo de água em mais de 10 milhões de litros por ano

Desde 2017, a estação de pesquisa da Bayer investe em projeto de captação e reaproveitamento de água da chuva

Considerando que a água potável é um recurso de extrema importância para a sociedade e tendo a sustentabilidade como um de seus principais direcionadores de negócio, a estação de pesquisa da Bayer em Paulínia, interior de São Paulo, anuncia os resultados alcançados por meio do seu projeto de captação e reaproveitamento de água da chuva.

Desde 2017, a companhia adota algumas iniciativas para reduzir o consumo de água em sua unidade paulinense. Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Água (22 de março), a empresa mostra os resultados conquistados por meio do seu projeto de gerenciamento de recursos hídricos.

Uma das primeiras medidas tomadas foi a pavimentação de ruas com tecnologias que pudessem ter a capacidade de permear água da chuva para o solo, além de recolher o volume excedente. Os prédios também passaram por reformas para captar a água proveniente da chuva a partir de canaletas instaladas nos telhados.

Em 2020, o total coletado foi de 10,643 milhões de litros de água, volume destinado para lagos artificiais dentro do site, que funcionam como reservatórios para reaproveitar a água em irrigações de atividades agrícolas e testes realizados no campo.

“Como empresa líder do mercado agrícola, entendemos que a Bayer possui grande potencial de avançar em grandes desafios globais que a agricultura e a sociedade enfrentam. Ainda estamos em uma longa jornada, porém satisfeitos e comprometidos com soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis no campo“, afirma Evandro Dalabrida, líder do site da Bayer em Paulínia.

Medidas também evitam erosão e assoreamento

Os processos de captação e reuso de água também têm outro importante objetivo: evitar erosão do solo e assoreamento das áreas mais baixas do site, impedindo o desgaste e sedimentação do solo em área de reserva florestal.

A estação de pesquisa da Bayer em Paulínia é a única unidade da empresa no Brasil dedicada à inovação e pesquisa de defensivos agrícolas. Trata-se de um dos maiores sites, no mundo, destinado à pesquisa e ao desenvolvimento de fungicidas, inseticidas e herbicidas.

O site da Bayer em Paulínia é uma unidade estratégica da companhia e que possui área total de, aproximadamente, 90 hectares, o que corresponde a pouco mais de 126 campos de futebol. Anualmente, recebem mais de 150 moléculas para desenvolvimento de fungicidas, inseticidas ou herbicidas. A empresa já planeja outros projetos de responsabilidade socioambiental com o objetivo de preservar a biodiversidade e os recursos naturais.

“Não vamos parar por aqui: estão planejados investimentos até 2023, dentre eles concluir a coleta de água em toda a área construída da unidade. Estamos engajados para construir um futuro sustentável e colaborativo na agricultura para beneficiar produtores rurais, consumidores e o nosso planeta, impactando positivamente a sociedade“, conclui Evandro Dalabrida.