Início Destaques Encontro em Paulínia discute doenças provocadas por diversos tipos de mosquitos

Encontro em Paulínia discute doenças provocadas por diversos tipos de mosquitos

Reunião acontece sexta-feira, dia 4 de maio, vai reunir profissionais do setor público de 20 cidades da RMC

Paulínia recebe na próxima sexta-feira, dia 4 de maio, profissionais do setor público das secretarias de Saúde das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para reunião mensal ordinária da Comissão de Intergestores Regional (CIR), que será realizada das 9h às 13h, no Auditório Carlos Tontoli, no Paço Municipal de Paulínia.

O objetivo do seminário é mobilizar todos os setores da sociedade para que possa contribuir com ações planejadas no enfrentamento ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão das arboviroses (Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela), antecipando o início do período de aumento dos casos das doenças transmitidas por diversos tipos de mosquitos.

Durante o encontro, serão apresentados e discutidos temas como a atualização da situação das arboviroses (doenças provocadas por diversos tipos de mosquitos, entre eles o Aedes Aegypti) na região, regulação da psiquiatria nos serviços de Saúde Mental, projeto de regulação da RMC, entre outros.

A Comissão de Intergestores Regional é uma instância de cogestão no espaço regional com o objetivo de constituir um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o estado para constituição de rede regionalizada, pactuando de forma consensual a definição das regras da gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde – SUS.

Cabe a CIR a pactuação, organização e o funcionamento em nível regional das ações e serviços de saúde integrados na Rede de Atenção à Saúde – RAS.

As Arboviroses
O Aedes aegypti é responsável por transmitir as três arboviroses de maior importância para a saúde pública: a dengue, a Chikungunya e o Zika vírus.

No Brasil, têm sido notificadas diversas epidemias, principalmente de Dengue, há vários anos, e mais recentemente de Chikungunya e ZIKA, e as mesmas demonstram a presença do vetor em diferentes regiões do País, mostrando o seu grande potencial de adaptação e dispersão.

Isto ocorre principalmente pelas condições climáticas, que favorecem sua proliferação e a infraestrutura dos serviços básicos de saúde e sanitário oferecidos no Brasil.

SERVIÇO
Reunião da Comissão de Interventores Regional
Dia: 4 de maio

Horário: das 9h às 13h
Local: Auditório Carlos Tontoli – Paço Municipal
Endereço: Avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1.551 – Parque Brasil 500 – Paulínia