Início Notícias Ambiente Explosão e incêndio atingem dois vagões com gasolina em Paulínia

Explosão e incêndio atingem dois vagões com gasolina em Paulínia

Ninguém ficou ferido numa explosão, seguindo de incêndio que atingiu dois vagões com gasolina em Paulínia. Cada vagão tinha 80 mil litros de combustível. O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), por volta das 11h, no bairro Cascata, a quase 1 quilômetro da Refinaria de Paulínia (Replan).

O incêndio acontece na área de transbordo, onde os vagões são abastecidos para levar os combustíveis para diversas regiões do País. A explosão foi tão forte que o estrondo pode ser ouvido a 700 metros do local e a fumaça a quilômetros.

Segundo o Capitão do Corpo de bombeiros, Vinicius Zampolo, as chamas chegaram a 4 metros de altura. O incêndio começou por volta das 11h e a primeira equipe da corporação chegou as 11h15, ao local. Além dos 30 mil litros de água para o resfriamento, também foi usado espuma mecânica para o rescaldo.

O local contou com 17 homens do Corpo de Bombeiros de Paulínia e Campinas, Defesa Civil Municipal e equipes do Plano de Auxílio Mútuo de Paulínia que envolve 20 empresas do município. O Corpo de Bombeiros e a brigada de incêndio da Petrobras também atuaram no local.

Enquanto os bombeiros resfriavam os dois vagões em chamas, equipes da empresa removiam os vagões que estavam no entorno e isolando os vagões atingidos. Por volta de 13h, as chamas diminuíram. Os Bombeiros permaneceram no local até às 15h

“A gasolina é muito volátil e ela libera vapor combustível na temperatura ambiental, e hoje como está muito quente e nessa transferência de produto, que pode ter ocasionado qualquer fator pode ter causado a ignição”.

A Rumo Logística informou que as chamas começaram durante o processo de transbordo no pátio de Paulínia. Em nota, a Petrobras comunicou que o incêndio não ocorreu em área da estatal e nem prejudicou a operação na refinaria.

COMPARTILHAR