Início Site

Riscos de desastres naturais em Paulínia serão alertados via celular

Paulinenses que são usuários de telefones móveis precisam cadastrar CEP pelo número 40199

Paulínia tem um ponto de risco médio de inundação no bairro Bomfim, região nordeste, conforme a Defesa Civil do Estado de São Paulo, que mapeou 86 áreas com risco de enchentes e deslizamentos na Região Metropolitana de Campinas – RMC.

O bairro é cortado pelo rio Jaguari, divisa com a cidade de Cosmópolis, de acordo com a Defesa Civil do Município. O acesso ao local é pela Rodovia Professor Zeferino Vaz, a SP-332, região da Refinaria de Paulínia, a Replan.

Para evitar tragédias por conta de temporais de verão, quem mora no estado de São Paulo já pode se cadastrar para receber os alertas de desastres diretamente no celular. A prática é frequente nos Estados Unidos e Japão, por conta dos índices de terremotos e furacões.

Os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco. A qualquer momento, a população pode buscar informações detalhadas no site da Defesa Civil estadual (www.defesacivil.sp.gov.br), incluindo orientações sobre o que fazer em cada situação.

Este cadastro poderá ser feito a qualquer tempo, mesmo que a pessoa não receba a mensagem inicial. Basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse.

Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.

A vantagem do sistema SMS é que ele é acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, seu alcance é potencialmente maior.

Gastos do município e investimentos para 2020 serão discutidos em audiências públicas na Câmara de Paulínia

As duas audiências acontecem no dia 20 de setembro e são abertas ao público. Participe!

A Câmara de Vereadores de Paulínia será sede de duas audiências públicas para discutir os gastos do município e os investimentos da prefeitura para o próximo ano. As duas acontecem no mesmo dia, na sexta-feira, 20 de setembro, e foram convocadas pela Secretaria Municipal de Finanças.

A primeira, sobre o cumprimento das metas fiscais do segundo quadrimestre de 2019, acontece às 14h no Plenarinho da Casa de Leis. Logo após, acontece a audiência debate sobre a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2020. É essa norma que definirá para onde serão destinados recursos financeiros municipais no próximo ano.

A audiência pública é uma forma de abrir o debate para toda a população, como exige a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/2000). Depois dessa etapa, a Prefeitura tem até 30 de setembro para enviar a proposta da LOA ao Poder Legislativo. E a Câmara deverá convocar outra audiência antes de votar o texto.
As duas audiências são abertas ao público, participe.

Palestra sobre Previdência e a Pessoa com Deficiência abre a X Semana Municipal de Luta

“Precisamos estar antenados sobre os direitos para exigir políticas públicas eficientes”, diz a palestrante Tatiana Rolim

A psicóloga e psicopedagoga Tatiana Rolim foi convidada para ministrar palestra na abertura da X Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, na tarde desta segunda-feira (16). Com o tema ‘A Reforma da Previdência e a Pessoa com Deficiência’, Tatiana chamou a atenção sobre a necessidade de as PCD e familiares entenderem as mudanças para se empoderarem sobre seus direitos. A Semana que tem uma série de atividades até sexta-feira (20), é desenvolvida por iniciativa do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, e apoio das secretarias municipais, aliando à data nacional, comemorada no dia 21 de setembro.

A palestra reuniu familiares e pessoas com deficiência do município, membros do conselho, secretários municipais, alunos da APAE (Associação de Pais e Mestres), membros do Lions Club e a vereadora envolvida com a pauta da inclusão, Fábia Ramalho, na Sala de Imprensa, no paço municipal. 

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Miroslava Franklin Benegas, abriu o encontro falando sobre a importância de “trazer esclarecimento e conhecimento sobre os assuntos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência, que traz autonomia e dignidade a quem tem dificuldades e supera limites todos os dias”. “Nosso desafio deve ser de nos colocar no lugar do outro, sobretudo nessas ocasiões, assim nos colocamos na condição de aprendizes, essencial para o desenvolvimento da empatia”, completou Fábia Ramalho.

A palestrante levou exemplos práticos de tempo de contribuição, dificuldades no mercado de trabalho e processo para concessão do direito da aposentadoria para PCD. “Esse evento surgiu da necessidade de fomentar discussão sobre a importância do assunto e como isso afeta a vida das famílias. Precisamos estar antenados sobre os direitos para exigir políticas públicas eficientes. O conceito de previdência muitas vezes é confundido com assistência social. Precisamos separar as coisas e lutar por educação, vagas de emprego e chances de equiparação para vivermos com dignidade e gozar dos direitos adquiridos”, reforçou Tatiana, que é cadeirante.

A presidente do Conselho Municipal, Isis Ramos, ressaltou a luta diária de superar os limites para ocupar os espaços. “Como vamos conquistar direitos se ficarmos em casa escondidos? Haja coragem para lutar e levarmos nossos projetos à frente. Projetos pessoais e coletivos… haja luta”, convida à reflexão.

Benedito Franco Leal Filho, conhecido como Neno, é cego, e fez questão de prestigiar o evento, o qual considerou “esclarecedor para tomada de consciência” e elogiou a escolha do tema, que traz tantas dúvidas à população em geral. “Abordar esse assunto foi muito importante. A X Semana de Luta marca a tentativa de mais autonomia, foi muito interessante”, concluiu.

Nesta terça-feira, acontece o II Festival Paralímpico com alunos das escolas municipais, da APAE e atendidos pelas escolas clínicas especiais de Paulínia, com provas de atletismo, a partir das 8h, no Ginásio do Centro Vicente Amatte. Na quarta-feira, haverá um passeio ao Museu Catavento, em São Paulo. Na quinta-feira está programada uma tarde de atividades culturais na Prefeitura e, na sexta-feira, uma caminhada inclusiva marca o fim das comemorações.

Paulínia reforça importância de vacinar bebês contra sarampo

Secretaria Municipal de Saúde recomenda imunização de crianças entre 6 meses e 1 ano; adultos até 29 anos também devem se proteger

Paulínia segue vacinando contra sarampo bebês com idade entre 6 meses a menores de 12 meses, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. A faixa etária é considerada mais vulnerável a casos graves e óbitos, e representa cerca de 13% do total de casos registrados no Estado de São Paulo. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O Município Paulinense tem 7 casos confirmados e 19 aguardando resultados.

A aplicação da chamada “dose zero” visa proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação da criança, ou seja, os pais ou responsáveis também deverão levar as crianças aos postos para receber a tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela.

O município deve ainda seguir realizando ações de bloqueio diante da notificação de casos da doença. Além disso, as pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação da dose, que será administrada de forma “seletiva”, ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

A recomendação para as mães de crianças com idade inferior a 6 meses é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal. Somente um profissional de saúde poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.

O Centro de Vigilância Epidemiológica estadual realiza monitoramento contínuo da circulação do vírus. Neste ano, até o momento, há 3.591 casos confirmados no Estado; destes, 60% se concentram na capital, com 2.179 casos. Na última semana de agosto, foram confirmados três óbitos decorrentes da doença.

Relação das cidades da RMC com casos confirmados de sarampo:

MUNICÍPIOS Nº DE CASOS
Americana 01
Artur Nogueira                01
Campinas                        54
Hortolândia                      04
Indaiatuba                      06
Jaguariúna                      02
Monte Mor                        01
Paulínia                            07
Sumaré                            05
Valinhos                       02
Vinhedo 08
Total                              91

Campanha Setembro Amarelo ganha adesão das voluntárias do Projeto Joelhos de Pano de Paulínia

Voluntárias do Projeto promovem neste domingo (15/8), evento que abre espaço para debates sobre o tema

O suicídio é algo que vem chamando a atenção de toda a sociedade. A todo momento somos surpreendidos com alguns casos, seja de alguma celebridade ou de pessoas que, direta ou indiretamente, estavam próximas a nós. Nestas ocasiões, chocados, a pergunta que insistentemente invade a nossa mente é: Por quê?

Para conversar sobre esse assunto, as voluntárias do Projeto Joelhos de Pano organizaram para este domingo, dia 15 de setembro, das 9 às 14h, no Parque Zeca Malavazzi, a ação “Ponto pra Vida – Movimento pela prevenção ao suicídio”.

A proposta é oferecer ao longo do dia várias atividades com o objetivo de informar, escutar, conversar, contribuir com a quebra do tabu. A iniciativa é alusiva ao movimento “Setembro Amarelo”, mês mundial de prevenção do suicídio.

Em Paulínia não constam dados oficiais, mas são alarmantes. As ações isoladas não conseguem avançar para conseguir compilar as informações e ajudar na prevenção. Assim, com o Ponto para a Vida o Joelhos de Pano deseja trazer à tona o assunto, falando sobre a importância de identificar, prevenir e combater.

Sobre o problema

Considerado uma questão de saúde pública, o suicídio não é incluído em debates sobre violência, mas sua ocorrência cresce como causa de morte no Brasil: entre 2000 e 2016, as taxas aumentaram 73%, segundo o Ministério da Saúde, em média, um caso a cada 46 minutos. Nos Estados Unidos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), o suicídio é a décima maior causa de mortes todos os anos.

Candidatos prestam contas à Justiça Eleitoral: campanha de Tuta foi a mais cara

Dados estão disponíveis no site DivulgaCand, do TSE. Teve candidato que gastou mais do que recebeu em recursos

A Justiça Eleitoral disponibilizou na internet os dados da prestação de contas dos candidatos que concorreram à Eleição Suplementar de Paulínia. De acordo com o site, a campanha mais cara do pleito foi a de Tuta Bosco, que concorreu pelo Cidadania. O empresário foi o que mais angariou recursos (R$ 783.350,00) e por isso, também foi o que mais investiu na campanha: gastou R$ 758.462,81.

O prazo para a entrega da documentação terminou na quarta-feira, 11, e todos os concorrentes cumpriram a determinação.

Nani Moura, do MDB, foi a que mais recebeu doação de pessoa física. Sua receita foi de R$ 473.310,85. Desse total, com apenas um doador, identificado com Inácio Alves dos Santos, ela conseguiu a quantia de R$ 350 mil.

Marcelo Barros foi o candidato mais econômico. Ele arrecadou R$ 5.169,00 e investiu apenas R$ 1.004,10.

Outro fato curioso aconteceu com a prestação de contas do candidato Capitão Cambuí, do PSL. O partido investiu R$ 250 mil em sua campanha eleitoral e não houveram outras doações. Porém, suas despesas foram superiores a esse valor. Cambuí gastou R$ 474.476,79.

Na tarde desta sexta-feira, 13, o Notícias de Paulínia entrou em contato com Capitão Cambuí para saber como a diferença entre os valores de receita e despesa iriam ser equilibrados, mas até o fechamento desta reportagem, ele não retornou. Também não conseguimos do contado do doador de Nani Moura, Inácio Alves dos Santos.

Confira na tabela abaixo a verba disponível para cada candidato e o quanto eles gastaram:

Candidato Recursos em R$ Despesas em R$ Diferença
Angela Duarte 10.237,00 3.614,00 + 6.623,00
Capitão Cambui 250.000,00 474.476,79 – 224.476,79
Coronel Furtado 43.800,00 25.000,00 + 18.800,00
Custódio Campos 82.471,29 77.209,11 + 5.262,18
Du Cazellato 471.300,00 448.900,00 + 22.400,00
Loira 435.880,00 386.770,55 + 49.109,45
Marcelo Barros 5.169,00 1.004,10 + 4.164,90
Nani Moura 473.310,85 444.225,78 + 29.085,07
Tuta Bosco 783.350,00 758.462,81 + 24.887,19

Para acompanhar a prestação de contas completa de cada candidato, clique no link http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2016/1040502016/68314/candidatos

Atenção motoristas: semáforo próximo à Guarda Municipal está desativado

Os motoristas que circulam pela região central de Paulínia devem ficar em alerta: o semáforo que funciona próximo à sede da Guarda Municipal/Corpo de Bombeiros está desativado há pelo menos três dias.

De acordo com informações da Prefeitura de Paulínia, o controlador do cruzamento da Avenida Doutor Roberto Moreira com a Avenida dos Expedicionários sofreu uma pane da placa. “A Secretaria de Transportes está buscando adquirir o equipamento para colocar em funcionamento, mas isso deve ocorrer somente na próxima semana”.

Secretário da Justiça está em Paulínia para a “III Conferência Magna de Direito”

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, está em Paulínia para ministrar palestra nesta sexta-feira (13), às 14h30, no Teatro Municipal de Paulínia, onde acontece a III Conferência Magna de Direito, um dos principais eventos de Direito promovidos no Brasil.

O tema dessa edição será: O futuro do Direito na Década de 2020 a 2030. O secretário da Justiça abordará o tema “Cidadania e Tecnologia”.

Promovido pela Unità Faculdade, por meio da Escola Superior de Direito (ESD) e pelo curso Proordem, o evento reunirá autoridades do setor, advogados, bacharéis, estudantes, entre outros. O público estimado é de 1 mil pessoas.

SERVIÇO

Evento: III Conferência Magna de Direito – O tema dessa edição será: O futuro do Direito na Década de 2020 a 2030
Data: 13 de setembro
Horário: 14h30
Local: Teatro Municipal de Paulínia, Av. Pref. José Lozano Araújo, 1551, Parque Brasil, 500

Ministro do STF, Luiz Fux, vem à Paulínia para a III Conferência Magna de Direito

Evento faz parte da série de palestras sobre Negócios, Direito e Educação promovida pela Unità Faculdade no Theatro Municipal

Luiz Fux estará em um dos principais eventos de Direito do país, a III Conferência Magna de Direito, que acontecerá em Paulínia

A partir desta quinta-feira, 12, o Theatro Municipal de Paulínia será palco de palestras, discussões e atividades promovidos pela Unità Faculdade e suas escolas de Negócios, Direito e Educação. São quatro grandes eventos sobre temas relevantes de cada uma das áreas, que acontecem entre os dias 12 e 14 de setembro, sempre com a presença de especialistas renomados.

Na quinta-feira (12), das 8h às 18h, o “Future, Trends & Innovation – Summit’19”, realizado pela Inova Business School, a escola de Negócios da Unità Faculdade, discutirá temas relacionados a “Negócios, Carreira e Gestão”. Empresários, gestores de médias e grandes empresas, profissionais que desejam ocupar cargos de liderança no futuro, vão contar com palestras de renomados especialistas como José Salibi Neto, fundador da HSM e autor do best-seller “Gestão do Amanhã”, sobre futuro do trabalho, habilidades e competências do profissional do futuro, educação continuada e liderança na 4ª Revolução Industrial.

O procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio também estará na cidade

Já na sexta-feira (13), também das 8h às 18h, é a vez de um dos principais eventos de Direito do país, a III Conferência Magna de Direito, que trará nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux e o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio. Eles participarão do evento organizado pela ESD (Escola Superior de Direito) – escola de Direito da Unità, cujo tema é “O futuro do Direito na década 20-30” e promete reunir autoridades do setor, advogados, bacharéis, estudantes e demais interessados em Direito.

Por fim, no sábado (14), das 8h às 18h, o III Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação na Educação, evento a nível nacional que discutirá temas referentes ao futuro da educação e práticas inovadoras por meio de palestras, debates e atividades, traz especialistas como o professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, de Portugal, que vai falar sobre a educação na década de 20-30. Realizado pelo IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores) – escola de Educação da Unità, é voltado a educadores, gestores educacionais, docentes e estudantes universitários de cursos de graduação e pós-graduação em educação.

Para o diretor da Unità Faculdade, Márcio Chaib, em uma região que contempla a cidade de Campinas, posicionada em 7º lugar no ranking dos municípios mais empreendedores, de acordo com estudo da Endeavor Brasil, fomentar esse cenário com eventos desse porte é um dever das instituições educacionais locais. “As empresas e os profissionais de todos os setores precisam acompanhar a evolução tecnológica. E atualizar-se e debater sobre futuro, tendências e inovação é o primeiro passo para ganhar relevância do mercado competitivo”, ressalta.

As vagas para todos os eventos são limitadas e mais informações podem ser consultadas nos sites de cada evento: “Future, Trends & Innovation – Summit’19”, “III Conferência Magna de Direito” e “III Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação na Educação”.

SERVIÇO
Theatro Municipal de Paulínia
Dia 12 – “Future, Trends & Innovation – Summit’19”
Dia 13 – “III Conferência Magna de Direito”
Dia 14 – “III Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação na Educação”
Horário: sempre das 8h às 18h
Vagas limitadas
Investimento: a partir de R$ 180

Bazar solidário MMartan terá parte da renda revertida para APAE de Paulínia

Evento acontece no dia 14 de setembro na sede da entidade e terá produtos com até 50% de desconto

A MMartan, rede de lojas de varejo especializada na venda de produtos para cama, mesa e banho, irá promover um bazar solidário em Paulínia. No dia 14 de setembro, na sede da entidade, o bazar irá ofertar diversos artigos de altíssima qualidade com até 50% de desconto e as compras poderão ser parceladas no cartão de crédito.

Para quem deseja fazer compras de qualidade e praticar uma boa ação, essa será uma excelente oportunidade, já que parte da renda arrecadada será revertida para a APAE de Paulínia. A entidade necessita dessa verba para desenvolver suas atividades e manter o atendimento as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (19) 3844-7221.

SERVIÇO
Data: sábado, 14 de setembro
Horário: das 10h às 17h
Local: APAE PAULÍNIA. Avenida Brasília, 967 – Bairro Santa Cecília. Paulínia/SP
Informações: (19) 3844-7221

7º caso de sarampo é confirmado em Paulínia

Dessa vez, uma mulher de 29 anos, moradora do bairro Morumbi, teve o diagnóstico confirmado. Ela passa bem

UBS’s de Paulínia continuam com vacinação contra a doença

Mais um caso de sarampo confirmado em Paulínia. Na manhã desta terça-feira, 10, a Prefeitura informou os números atualizados da doença no município. Uma mulher de 29 anos teve o resultado do exame confirmado para a doença. Ela mora no bairro Morumbi e passa bem.

No total, já são 7 casos em Paulínia, sendo 2 adultos e 5 crianças. Por isso, a orientação é para que pais e responsáveis imunizem o quanto antes suas crianças, principalmente as que possuem entre 6 meses a menores de 1 ano, consideradas as mais vulneráveis à doença. Para isso, as Unidades Básicas de Saúde do município disponibilizam as doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Não é necessário agendamento.

Crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter pelo menos duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter pelo menos uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

Sintomas e prevenção

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus, que é transmitido de uma pessoa para a outra por meio de secreções (espirro, beijo etc.). Os principais sintomas do sarampo são: febre, manchas avermelhadas pelo corpo, coceira, tosse, coriza e conjuntivite. A recomendação é que a pessoa que apresente febre, manchas e um ou mais dos demais sintomas vá ao médico, em especial as crianças, que têm o sistema imunológico mais frágil.

A principal forma de prevenir a doença é a vacinação. A tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e a tetraviral, que também evita a catapora, estão disponíveis nos postos de saúde.

Mais Notícias