Início Site

Ações do Ambulatório de Urologia do HMP marcam mês de combate ao câncer de próstata

Pacientes, familiares e funcionários recebem orientações para cuidar da saúde na campanha Novembro Azul

Neste mês, o Ambulatório de Urologia do Hospital Municipal de Paulínia (HMP) vem promovendo uma série de ações para conscientizar os pacientes, familiares e funcionários sobre a importância de cuidar da saúde. Vale destacar que o Novembro Azul é um movimento mundial que acontece para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Na próxima quarta-feira (27), a partir das 10h, Especialistas do Centro de Referência em Saúde do Homem estarão no Ambulatório de Urologia do HMP, orientando e esclarecendo dúvidas sobre os cuidados com a saúde masculina, incluindo a prevenção do câncer de próstata e também falarão sobre a importância do incentivo do público feminino ao homem na realização do exame de toque.

Os pacientes e familiares obterão orientações sobre os males da doença, sintomas e fatores de risco, de modo a estimular a prevenção, além da importância do diagnóstico precoce. Além disso, a iniciativa distribuirá folhetos informativos sobre a saúde masculina e laços azuis, símbolo da campanha.

Câncer de próstata
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele, e é confirmado após uma biópsia, indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no exame de toque, que somente são prescritos a partir de indicação de um urologista.

Na maioria dos casos, a enfermidade evolui de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida nem ameaça a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

Os principais sintomas estão listados a seguir: dificuldade de urinar, demora para começar e terminar de urinar, diminuição do jato, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.

Serviço
Ação de conscientização sobre câncer de próstata
Onde: Ambulatório de Urologia do Hospital Municipal de Paulínia (HMP)
Quando: 27 de novembro
Horário: 10h

Crédito Foto: Raquel Caxilé

Riscos de desastres naturais em Paulínia serão alertados via celular

Paulinenses que são usuários de telefones móveis precisam cadastrar CEP pelo número 40199

Paulínia tem um ponto de risco médio de inundação no bairro Bomfim, região nordeste, conforme a Defesa Civil do Estado de São Paulo, que mapeou 86 áreas com risco de enchentes e deslizamentos na Região Metropolitana de Campinas – RMC.

O bairro é cortado pelo rio Jaguari, divisa com a cidade de Cosmópolis, de acordo com a Defesa Civil do Município. O acesso ao local é pela Rodovia Professor Zeferino Vaz, a SP-332, região da Refinaria de Paulínia, a Replan.

Para evitar tragédias por conta de temporais de verão, quem mora no estado de São Paulo já pode se cadastrar para receber os alertas de desastres diretamente no celular. A prática é frequente nos Estados Unidos e Japão, por conta dos índices de terremotos e furacões.

Os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam apenas informar sobre um possível risco. A qualquer momento, a população pode buscar informações detalhadas no site da Defesa Civil estadual (www.defesacivil.sp.gov.br), incluindo orientações sobre o que fazer em cada situação.

Este cadastro poderá ser feito a qualquer tempo, mesmo que a pessoa não receba a mensagem inicial. Basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse.

Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.

A vantagem do sistema SMS é que ele é acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, seu alcance é potencialmente maior.

Galeria de fotos: Encontro de Carros Antigos no Paulínia Shopping

Veja a galeria de fotos do Encontro de Carros Antigos de Paulínia realizado neste domingo (29), no estacionamento do Paulínia Shopping. Os chevolets eram os homenageados, mas também tinha Volkswagen, fords, mercedes, jipes, pumas, caminhonetes, caminhões, motos, entre outros.

Motoboy morre após acidente com carro no Jardim Amélia

Marcelo Alves

O motoboy Marcelo Alves ficou gravemente ferido após se chocar com um carro na Avenida Jair Padovani, no bairro Jardim Amélia, em Paulínia, na tarde deste sábado, 28, por volta das 14h. O rapaz não suportou os ferimentos e entrou em óbito.

Segundo informações da Polícia Militar, o motociclista colidiu com o carro num dos retornos que dá acesso ao bairro. O motociclista foi levado em estado grave para o hospital.

Com a gravidade do impacto, o helicóptero Águia da Polícia Militar precisou ser acionado para fazer o resgate da vítima. A Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros prestou atendimento por mais de 20 minutos à vítima.

A Guarda Municipal, a Defesa Civil e a Polícia Militar isolaram a área e desviaram o trânsito de veículos. O caso foi apresentado no Plantão da Polícia Civil, que deve apurar as razões do acidente, que envolveu carro e moto.

Com medidas de prevenção, Encontro de carros antigos do Paulínia Shopping faz homenagem ao Opala e a outros modelos Chevrolet

Edição de novembro acontecerá no próximo domingo, dia 29; uso de máscara e obrigatório para expositores e visitantes

O Opala, grande ícone da indústria automobilística nacional, e outros modelos Chevrolet, como Chevy, Chevette e as famosas picapes da montadora norte-americana, serão os homenageados na edição de novembro do Encontro de Carros Antigos do Paulínia Shopping.

Promovido pelo Clube V8&Cia, o evento acontecerá no próximo domingo, 29 de novembro, das 8h às 14h. O uso de máscara será obrigatório tanto para expositores como para visitantes.

Promovido no último domingo de cada mês, no estacionamento do Paulínia Shopping, o Encontro de Carros Antigos é uma tradição na cidade e na região metropolitana de Campinas, atraindo cerca de 300 expositores a cada edição. Uma excelente opção de passeio, que também reúne venda de peças, acessórios, camisetas, bonés, revistas, miniaturas e todo tipo de artigo relacionado ao antigomobilismo, além de vários food trucks de bebidas, comidas e doces.

Além de gerar entretenimento e cultura, o Encontro de Carros Antigos possui cunho social. Para participar, os proprietários de veículos devem levar 2 quilos de alimento não-perecíveis, que são doados a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Serviço:
Encontro de Carros Antigos
Organização: Clube V8&Cia
Data: domingo, 29 de novembro
Local: Paulínia Shopping – Avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1515 – Jardim Nossa Senhora Aparecida – Paulínia – SP
Horário: das 8h às 14h
Sitewww.v8ecia.com.br

Paulínia registra pelo 5° mês consecutivo aumento no número de emprego com carteira assinada

Até aqui, Paulínia registrou saldo positivo de 324 novos empregos, entre janeiro e outubro de 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. No total, foram 14.375 postos de trabalho abertos ante o fechamento de 14.051. O número representa uma variação positiva de 1,04.

No mês de junho foram 90 pessoas empregadas, em julho mais 450 profissionais, em agosto 768 paulinenses conseguiram emprego e no mês de setembro 103 tiveram a carteira assinada. Em outubro foram 72 novas vagas com carteira assinada. O período registrou 1.480 admissões contra 1.408 desligamentos.

O setor de Comércio liderou o número de vagas formais criadas. Em outubro foi 61 vagas. Já a Indústria criou 51 postos e a Agropecuária 1. Enquanto que Construção Civil (-31) e Serviços (-16) fecharam no vermelho. Os números colocam o município entre os que mais geraram oportunidade de trabalho na Região Metropolitana de Campinas – RMC, que é composta por 20 cidades.

Kartódromo de Paulínia define campeões da Copa F-Racers 2020 neste sábado, 28

A 10ª e última etapa do campeonato será realizada no dia 28 de novembro, no Kartódromo San Marino, a partir das 9h

A Copa F-Racers 2020 fecha sua temporada neste sábado, dia 28 de novembro, no Kartódromo San Marino, em Paulínia, quando serão definidos os campeões das sete categorias do campeonato. As disputas serão intensas nesta rodada, já que a pontuação será dobrada, o que pode mudar a classificação em praticamente todas as categorias da competição, como é o caso da Mirim, da Cadete, da F4 Sprinter e F4 Sênior, KTT Sprinter e KTT Senior, por exemplo.

A organização promoverá sorteios de brindes entre os pilotos, incluindo um motor de 18 HP, um motor 4T (Cadete), além de um chassi Concept Kart. A MG Pneus, que está entre os apoiadores da competição, também disponibilizará jogos de pneus para sorteio entre os participantes.

Arthur Guimarães, organizador da Copa F-Racers, comemora mais um final de temporada perfeito, mesmo com adiamentos de etapas e as incertezas decorrentes da pandemia de Covid-19. As corridas desta última etapa serão transmitidas ao vivo, pelo canal do campeonato no YouTube (Youtube F-Racers).

“Temos muito a comemorar. A maioria dos pilotos conseguiu retornar ao campeonato, após os meses em que estivemos parados, por conta da pandemia. Também conseguimos reorganizar as etapas adiadas e tivemos adesão quase que total dos pilotos. A meta, agora, é organizar um campeonato ainda melhor e mais completo para o ano que vem”, destaca Guimarães.

A Copa F-Racers tem como diferencial o baixo custo com padrão de competição oficial. A taxa de inscrição inclui a locação do motor, o fornecimento de combustível (com monitoramento por meio de equipamento específico, de alta tecnologia) e todos os serviços oferecidos pela organização da competição (fotografia profissional, divulgação à mídia e transmissão ao vivo das provas pela internet, com locutor e comentaristas), além da premiação com troféus aos cinco primeiros colocados de cada categoria e os sorteios.

O campeonato conta com apoio de Kartódromo Internacional San Marino, DMD Solutions, Bahrain Bar, Concept Kart, Máfia da Navalha Barbearia, Figueiredo e Ferreira Advogados, Massas Chef, MG Pneus, HB Óculos e Jundiá Sorvetes.

Prefeitura troca sistema de serviços da Secretaria da Receita de Paulínia

Devido à migração de um novo sistema, a Prefeitura de Paulínia suspendeu todos os serviços realizados de forma presencial pela Secretaria Municipal de Negócios da Receita. Os serviços on-line disponíveis no site www.paulinia.sp.gov.br também ficarão fora do ar. 

Entre os serviços que ficarão suspensos neste período estão: emissão de guia para recolhimento de  Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI); emissão de segunda via do carnê IPTU 2020; consulta de lançamento de débitos; certidões de valor venal, negativa de débitos, positiva com efeito de negativa e emissão de taxas para arquitetos e engenheiros.

O atendimento presencial e os serviços online retornarão a partir de terça-feira, 1º de dezembro. O novo portal facilitará ainda mais a vida do contribuinte. Os serviços foram interrompidos nesta quarta-feira, 25.

Governo do Estado anuncia a contratação de 5,8 mil policiais militares e civis

“Muito brevemente, teremos 16.602 policiais novos atendendo a população de São Paulo”, destacou o General João Camilo Pires de Campos, Secretário da Segurança Pública do Estado | Crédito: Governo do Estado

Profissionais serão nomeados e, na sequência, iniciarão os respectivos cursos de formação nas academias de polícia

O Governador João Doria anunciou, nesta quinta-feira (26), a contratação de 5.875 policiais militares e civis, aprovados em concursos públicos que haviam sido suspensos em razão da pandemia. Parte dos profissionais iniciarão suas atividades no segundo semestre 2021.

“É um importante reforço na Segurança Pública do Estado. A polícia de São Paulo, tanto a Civil como a Militar, são as polícias mais bem preparadas e treinadas do Brasil”, afirmou Doria.  

Para a Polícia Militar, serão nomeados 2.100 soldados de 2° classe de um edital de 2019, que estava suspenso. Após a nomeação, esses candidatos irão tomar posse e iniciar o Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, na Escola Superior de Soldados. As aulas devem começar em dezembro deste ano e a previsão é que a turma esteja apta para o policiamento preventivo no final do ano que vem.

Além destes, está prevista, para o primeiro semestre de 2021, a nomeação de mais 2.700 soldados de 2° classe e 190 alunos-oficiais de outros dois concursos suspensos, dos anos de 2019 e 2020, respectivamente.

Polícia Civil

Para atividades de polícia judiciária, serão nomeados 885 profissionais, sendo 32 delegados, 600 investigadores, 54 agentes de telecomunicação, 30 papiloscopistas, 86 auxiliares de papiloscopista e 83 agentes policiais.

Após a nomeação, esses candidatos também tomarão posse e, em seguida, iniciarão o curso de formação na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol). Assim como na PM, a turma deve iniciar as aulas em dezembro deste ano, sendo que o curso tem uma duração média de seis meses.

Reforço policial

Na atual gestão, foram contratados mais de 7,1 mil policiais, sendo 5.060 militares, 1.323 civis e 765 técnico-científicos. Todos já estão em plena atividade, reforçando a segurança no Estado. Além disto, outros 3,5 mil profissionais passam atualmente por formação, sendo 3.361 policiais militares entre soldados e alunos-oficiais e 218 delegados para a Polícia Civil.

“Muito brevemente, teremos 16.602 policiais novos atendendo a população de São Paulo”, destacou o General João Camilo Pires de Campos, Secretário da Segurança Pública do Estado.

 

Lentidão no acesso da Prof. Zeferino Vaz com a D. Pedro I, sentido Campinas

As câmeras da Rota das Bandeiras registram neste momento, às 8h20, lentidão no acesso da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332) para a pista sul (sentido Jacareí) da rodovia D. Pedro I (SP-065), para o motorista que vem de Paulínia. Não há registro de acidentes, apenas o excesso de veículos do horário de pico. Este é o único ponto em que o motorista reduz a velocidade nesta manhã.

Nesta quinta-feira (26), a partir das 9h, a recuperação especial do pavimento, com interdição de uma faixa, será realizada nos seguintes pontos: rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Paulínia no quilômetro 119, sentido Campinas e no quilômetro 126, sentido Cosmópolis. Os trabalhos prosseguem na rodovia D. Pedro I, em Atibaia, no quilômetro 73, sentido Campinas, ainda  na rodovia D. Pedro I, em Itatiba, no quilômetro 110, sentido Jacareí.

Paulínia registra mais uma morte por Covid-19

Paulínia registrou nesta quarta-feira (25) mais um óbito por Covid-19, de acordo com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus. Com isso, o município confirma 88 mortes pela doença. A Administração Municipal se solidariza com todos os familiares e amigos.

Trata-se de um homem, de 72 anos, com antecedentes de doença cardiovascular e hipotireoidismo. Iniciou os sintomas respiratórios no dia 5 de novembro, sendo realizado diagnóstico laboratorial para a Covid-19 pelo exame de PCR em 8 de novembro, mesmo dia em que foi internado no Hospital Municipal de Paulínia. O paciente faleceu ontem, terça-feira, 24.

A Prefeitura de Paulínia informa que é essencial que todos sigam as orientações do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus e reforça a necessidade do uso de máscara e higienização das mãos sempre que possível.

Dia 25/11: Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

Fique atenta aos sinais e procure atendimento caso seja vítima de alguma destas violações. Lembre-se: você não está sozinha

Em atenção à violência praticada contra as mulheres, o dia 25 de novembro foi intitulado como “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres”. Estabelecido em 1999 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidades (ONU), a data tem como objetivo revelar a dimensão do feminicídio e denunciar os casos de violência.

O dia foi escolhido em homenagem às “Las Mariposas”, como eram conhecidas as irmãs Mirabal – Pátria, Minerva e Maria Teresa. O trio foi brutalmente assassinado por agentes do governo militar ditatorial, em 1960, na República Dominicana, por apresentar resistência e ativismo contra o regime político vigente.

A luta dessas mulheres ganhou repercussão e reconhecimento internacional. Em 1981 ocorreu o 1º Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, na Colômbia, onde foram denunciados diversos casos de abusos de gênero sofridos por mulheres no ambiente doméstico e profissional, além da violação e o assédio sexual.

Com objetivo de combater esses e outros crimes praticados contra as pessoas com identidade de gênero feminino no Estado de São Paulo, as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica trabalham diariamente em políticas de segurança, prevenção e combate às violências.

É importante frisar que embora o termo “violência contra a mulher” direcione nossos pensamentos ao contexto físico da agressão, existem outras formas de violação praticadas contra as vítimas, como a psicológica, sexual, moral e patrimonial, sendo de extrema importância sua detecção. Vale lembrar ainda que as agressões, independentemente de deixarem marcas visíveis, devem ser denunciadas.

Tipos de violência contra a mulher
A violência física contra a mulher é qualquer ato que ofenda sua integridade ou saúde corporal, destacando o espancamento, atirar objetos, sacudir e apertar, lesões com objetos e a tortura. Já as psicológicas ocorrem quando o agressor ocasiona danos emocionais por meio de ameaças, constrangimentos, humilhações, isolamento e perseguição.

Outra forma de violência praticada é a patrimonial, que configura na retenção, subtração ou destruição de objetos, documentos, bens e recursos econômicos da vítima por parte do agressor. Controlar o dinheiro, não pagar pensão alimentícia e a privação de bens são algumas das violações. Existe ainda a agressão moral, ocasionada por calúnia, difamação ou injúria contra a mulher.

A violência sexual contra as mulheres ocorre desde o assédio sexual ao estupro consumado. É configurada essa natureza de crime em qualquer conduta que constranja e vítima ou a obrigue a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada. Comentários e piadas sexuais, toques não desejados, forçar atos sexuais e até o impedimento do uso de métodos contraceptivos são abusos sexuais vivenciados pelas mulheres.

Aplicativo “Botão do Pânico” Guarda Municipal
A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Paulínia criou o aplicativo “Botão do Pânico” para priorizar o enfrentamento da violência contra a mulher. O objetivo é acionar a polícia rapidamente em caso de emergência e socorrer mulheres vítimas de violência doméstica e feminicídios.

As vítimas interessadas deverão fazer um cadastro junto à Guarda Civil. Uma chave será gerada para acessar o aplicativo, que será disponibilizado através da página da prefeitura.  A chave poderá ser utilizada em um único aparelho celular. A foto da vítima e do agressor poderá ser cadastrada. Além disso, a viatura irá até o local em que a vítima estiver, já que o aplicativo vai utilizar o GPS do celular da mulher em situação de risco. 

A vítima, em dois cliques, conseguirá acionar o Controle da Guarda Civil. Imediatamente, soará um alarme, aparecendo na tela os dados do cadastro da mulher, como nome e endereço, para assim ser enviado o devido socorro. A guarda também criou uma sala específica, na sede da corporação, para atender mulheres em situação de violência. As atendentes também serão mulheres. 

Um dos critérios para o cadastro é que a vítima tenha uma medida protetiva. A medida protetiva, para quem desconhece, somente é expedida pelo Poder Judiciário, após registro da agressão em uma  Delegacia de Polícia, e a devida representação contra o agressor.

Delegacia de Polícia
A SSP tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher em todas as suas vertentes e trabalhado para aumentar o número de notificações, inclusive com a realização de campanhas para estimular as denúncias, inclusive em Paulínia, onde a Delegacia do Município possui um setor para atendimento das vítimas destes delitos. Ainda, a unidade policial pode registrar esse tipo de ocorrência e segue o Protocolo Único de Atendimento, que estabelece padrão de acolhimento para casos de violência contra mulher, ou também pela DDM Online (https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home). As denúncias e chamadas devem ser feitas pelos números 181 e 190.

Mais Notícias