Início Destaques Fase emergencial do Plano São Paulo é prorrogada até 11 de abril

Fase emergencial do Plano São Paulo é prorrogada até 11 de abril

Foto: RT Imagens | Trecho da Avenida José Paulino, em Paulínia – SP

As medidas valem para as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que abrangem 2.976.433 milhões de habitantes, numa área de 3.792 quilômetros quadrados

O Governo de São Paulo prorrogou a fase emergencial do Plano SP para até 11 de abril de 2021. O anunciou foi feito nesta sexta-feira (26/03), no Palácio dos Bandeirantes, durante entrevista coletiva.

As medidas mais rígidas de restrição de circulação e atividades estão em vigor nas 645 cidades do estado para frear o aumento de casos e mortes por COVID-19 e reduzir a sobrecarga em hospitais públicos e particulares.

Será mantido o toque de restrições das 20h e às 5h. Nesse horário, a recomendação é de que as pessoas não devam circular, a não ser que seja absolutamente necessário.

Também será proibido o uso de praias e parques. Continua a proibição completa de qualquer aglomeração e a obrigatoriedade do uso de máscaras, tanto em ambientes externos, como em ambientes internos.

Na fase emergencial, também haverá o aumento das medidas restritivas para 14 atividades econômicas. A expectativa é que, com as mudanças previstas, cerca de 4 milhões de pessoas deixem de circular durante a vigência das regras e o índice de isolamento social fique acima de 50%.

Está mantida a proibição de serviços de retirada em todos os setores; lojas de materiais de construção; atividades esportivas coletivas; e celebrações religiosas coletivas. Os templos e igrejas continuam autorizados a receber seus fiéis, mas de forma individual.

O teletrabalho continua obrigatório para atividades administrativas não essenciais, nos órgãos públicos, nos escritórios e em qualquer atividade ou setor que não seja essencial.

Também está mantida a suspensão de entrega de alimentos e produtos nos estabelecimentos comerciais. O drive-thru é a única forma de realizar essa entrega. Também permanece a possibilidade de delivery 24 horas tanto para restaurantes, como para outros estabelecimentos comerciais.