Início Destaques Fazenda cobra 1.687 proprietários de veículos de Paulínia que não pagaram IPVA

Fazenda cobra 1.687 proprietários de veículos de Paulínia que não pagaram IPVA

Valor total do imposto devido de 2015 a 2020 soma R$ 1.895.288,12

Paulínia tem 1.687 proprietários de veículos que não pagaram o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), de acordo com Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. A cobrança abrange carros com placas de final 7 e 8 e também de remanescentes de todas as placas dos exercícios de 2015 a 2020 e soma R$ 1.895.288,12, onde cada veículo pode ter débito em mais de um exercício.

Os proprietários dos veículos receberão no domicílio tributário um comunicado da Secretaria sobre o lançamento de débitos de IPVA. O aviso traz a identificação do veículo, os valores do imposto, da multa incidente (20% do valor devido) e dos juros por mora, além de orientações para pagamento ou apresentação de defesa.

O contribuinte que receber o comunicado de lançamento de débito tem 30 dias para efetuar o pagamento da dívida ou efetuar sua defesa. O próprio aviso traz as orientações necessárias para a regularização da situação, incluindo a localização do Posto Fiscal mais próximo do endereço do proprietário do veículo.

O pagamento pode ser feito pela internet ou nas agências da rede bancária credenciada, utilizando o serviço de autoatendimento ou nos caixas, bastando informar o número do Renavam do veículo e o ano do débito do IPVA a ser quitado. O edital de notificações foi publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira, 25/11.

O proprietário que não quitar o débito ou apresentar defesa no prazo terá seu nome inscrito na dívida ativa do Estado de São Paulo (transferindo a administração do débito para a Procuradoria Geral do Estado que poderá iniciar o procedimento de execução judicial, com aumento na multa de 20% para 40%, além da incidência de honorários advocatícios).

O contribuinte deve regularizar a pendência com o Fisco para evitar a inclusão de seu nome no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (CADIN Estadual), o que ocorrerá depois de 90 dias da data de emissão do comunicado de lançamento de débitos de IPVA.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelo canal Fale Conosco, no portal.fazenda.sp.gov.br ou nos telefones do Call-Center 0800-0170110 (chamadas de telefone fixo) e (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas de celular).