Início Notícias Ambiente Fogo atinge áreas de pastagens próximas ao Sambódromo

Fogo atinge áreas de pastagens próximas ao Sambódromo

O capim seco, em razão da estiagem, facilitou a propagação das chamas

Um grande foco de incêndio teve início na tarde deste domingo, 24, por volta das 18h, nas imediações do Sambódromo, próximo à zona urbana de Paulínia. O fogo, entre as Avenidas Prefeito José Lozano Araújo e Presidente Juscelino Kubitschek, na região do Parque Brasil 500, provocou muita fumaça que não chegou às residências e nem atrapalhou o trânsito.

Durante toda a semana, tratores capinaram o capim seco, para plantio da próxima safra cana de açúcar ou soja. Em alguns trechos o fogo atingiu mais de 4 metros e altura, criando grandes nuvens de fumaça. A prioridade foi evitar que o incêndio chegasse a área de risco, uma vez que ventava na hora e as chamas se propagavam com rapidez. No entorno estão codomínios, Teatro Municipal e Prefeitura de Paulínia, além de uma área de preservação ambiental com 14 mil mudas de árvores nativas.

A causa do fogo não havia sido detectada, mas a Defesa Civil reforça orientações à população neste período de estiagem para prevenir contra incêndios. É importante ressaltar ainda, que responsáveis que aterem fogo em terrenos no perímetro urbano, serão multados.

O local abriga grande quantidade de palha de cana de açúcar – Crédito: Notícias de Paulínia

ESTIAGEM
O Corpo de Bombeiros ressalta que devido ao tempo seco, a população deve redobrar cuidados simples, como evitar jogar bitucas de cigarro próximo às áreas rurais, ou até mesmo atear fogo em entulhos.

Os condutores devem ter cuidado para não jogar bitucas de cigarros nas margens das estradas que neste tempo seco podem provocar incêndios em vegetações com facilidade.

Os perigos do fogo à beira das rodovias, vão desde as fumaças que atrapalham a visibilidade dos motoristas e podem causar problemas na saúde. O período crítico das queimadas vai de maio a outubro, época da estiagem.


Denúncias

193 (Corpo de Bombeiros) – para relatar ocorrência de focos de incêndio
Defesa Civil: 
Pode ser acionada pelos números 199 | 3874-1516 | 3833-2812
190 (Polícia Militar)
– para denunciar queimadas ilegais ou balões