Início Notícias Ambiente Fogo destrói mato seco em terreno próximo ao bairro Bom Retiro em...

Fogo destrói mato seco em terreno próximo ao bairro Bom Retiro em Paulínia

A Defesa Civil de Paulínia foi acionada para controlar um incêndio num mato seco que começou no fim da tarde deste sábado (29), por volta das 17h, em um terreno próximo ao Bairro Bom Retiro. Os agentes ainda não sabem as causas do crime, e tentam controlar o fogo próximo ao aterro sanitário da Estres e a poucos metros da empresa LSL Transportes (Honda).

Recentemente o terreno recebeu capinação mecânica e o capim seco esta por todo o local, provavelmente uma das causas que ajudou o fogo a se alastrar rapidamente. Diariamente motoristas estacionam caminhões e carretas na rua e muitos descartam lixo e resto de comida no meio do mato.

Apesar de ser um local afastado, a Defesa Civil ressalta que situações estimuladas em razão das festas juninas, como balões e fogos de artifício, podem contribuir para o aumento do risco de acidentes pessoais e incêndios. Além disso, queimadas não controladas e pontas de cigarros acesas lançadas em estradas são, na maioria das vezes, a causa de incêndios em terrenos baldios e matas.

Nos grandes centros urbanos, em razão da poluição e da baixa umidade, o ar fica mais denso, favorecendo o surgimento de doenças respiratórias e alérgicas.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO:

· Evite desperdício de água durante o banho.
· Verifique os encanamentos, instalações hidráulicas e bacias sanitárias, detectando possíveis vazamentos.
· Utilize a lavadora de roupa e/ou lavadora de louças com menor freqüência, isto é, acumulando mais peças e utensílios, para o uso racional da água.
· Não deixe a torneira aberta ao escovar os dentes ou fazer a barba.
· Procure regar as plantas em dias alternados, face às baixas temperaturas, recomendando-se fazê-lo de manhã ou à noite, quando a evaporação é menor.
· Evite lavar carros e calçadas. Ao fazê-lo, reutilize a água despejada pela lavadora de roupas.
· Tenha sempre cuidado com a utilização de velas e aquecedores de ambiente. O mesmo vale para espiriteiras ou qualquer tipo de “fogo doméstico” para aquecer a casa.
· Objetos que acumulam poeira como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia favorecem o aparecimento de doenças respiratórias.
· Evite a utilização de ar condicionado, pois resseca ainda mais o ar.
· Desaconselha-se a prática de atividade física nos dias em que o ar estiver muito seco.

PROBLEMAS DE SAÚDE DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE DO AR:
· Dor de cabeça, tontura, náusea, irritação nos olhos, nariz e garganta, são comuns nesta época, devido à baixa umidade do ar.
· Existe um aumento na incidência de doenças respiratórias e alérgicas como gripes e viroses.

FOGOS DE ARTIFÍCIO
· Não permita que seus filhos adquiram fogos de artifício; acidentes graves podem acontecer com crianças ou adultos que transportam e utilizam fogos de artifício de forma irregular.
· Acidentes com fogos de artifício podem causar queimaduras na pele, nos olhos e mutilação.

BALÕES
· O transporte, a fabricação e a soltura de balões é prática considerada criminosa, segundo a Lei Federal nº 9.605/98.
· Balões podem cair em refinarias de petróleo, redes elétricas, em matas, gerando acidentes graves e colocando em risco a vida de pessoas e o meio ambiente.
· Entre os inúmeros contratempos que representam os balões, podem ainda oferecer sérios riscos à aviação.

FOGO EM MATA
· Moradores de áreas urbanas ou rurais devem evitar ao máximo a prática da queimada para limpeza de pastos, plantações ou terrenos.· Não jogue cigarros ou fósforos acesos nas margens das rodovias.· As queimadas à beira de estradas podem causar graves acidentes em virtude da fumaça que  prejudica a visibilidade.
· Não acenda fogueiras.· Apague qualquer tipo de fogo próximo a florestas, pastagens ou margens de rodovias, mesmo que não pareça perigoso.
· Incêndios de pequenas proporções podem ser apagados com água ou abafados com terra.
· Capinar a divisa de sua propriedade rural; isso pode evitar que possíveis incêndios nas propriedades vizinhas passem para a sua.

COMPARTILHAR