Início Destaques HM Engenharia capacita trabalhadores no próprio canteiro de obras em Paulínia

HM Engenharia capacita trabalhadores no próprio canteiro de obras em Paulínia

Três vezes por semana, 13 profissionais da HM Engenharia, em Paulínia, a 119 quilômetros de São Paulo, têm aulas que vão do português e matemática até o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e técnicas, onde o aprendizado acontece dentro do próprio canteiro de obras da empresa.

Ainda em fase piloto, o principal objetivo do projeto é a formação e qualificação de profissionais da construção civil e, claro, torná-los cada vez mais preparados para o mercado de trabalho reduzindo a desigualdade educacional.

O programa é realizado em parceria com centro educacional Alicerce Educação, empresa que oferece tecnologias para a educação e metodologia de ensino personalizada, de acordo com as necessidades de cada aluno, por meio da identificação das dificuldades individuais em áreas como linguagem, leitura e finanças.

São desenvolvidas ainda habilidades pessoais como relacionar-se consigo mesmo, ter autocontrole, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. Com duração de quatro meses, o programa conta com aulas de uma hora e meia três vezes por semana realizadas no período da manhã, antes do início do trabalho.

Para Jordana Albuquerque, diretora de Gente e Gestão da HM Engenharia, empresa que tem mais de 45 anos de experiência em projetos e construção de empreendimentos residenciais, investir no desenvolvimento dos colaboradores é um dos pilares da construtora.

“Estamos oferecendo possibilidades às pessoas que fazem parte da empresa de aperfeiçoarem e desenvolverem novas habilidades técnicas e socioemocionais, para que alcancem novas oportunidades profissionais e pessoais. Com isso, ainda contribuímos à qualificação do segmento de construção civil, formando profissionais mais completos”, ressalta.

Segundo pesquisa feita pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em setembro de 2021, 77% das empresas do setor estão com dificuldade para contratar mão de obra. Entre as principais causas, o estudo aponta o baixo número de profissionais qualificados para exercer as funções propostas.

Clelson da Silva Diniz, 25, auxiliar de almoxarife da obra em Paulínia e participante do projeto, conta que a experiência tem sido abrangedora e importante para o aprimoramento de seu conhecimento educacional e desenvolvimento de novas habilidades pessoais como a comunicação com os seus colegas de trabalho, família e amigos.

“O Projeto Alicerce me mostrou habilidades que eu não acreditava ter. Além de aprender e aperfeiçoar o meu conhecimento em matemática e português, a aula de desenvolvimento de habilidades mostra o potencial e a capacidade de crescimento que temos dentro e fora do projeto. É um aprendizado para vida”, disse Diniz.

Os participantes do projeto são incentivados a enxergarem como podem alcançar os seus objetivos pessoais e obter progressos na vida tanto pessoais quanto profissionais, conta a guia do Alicerce Eline Santana.

“É uma grande oportunidade de independência, faz com que o aluno não dependa mais de outras pessoas para fazerem coisas por eles. Trabalhamos questões como a persistência para alcançar metas e como ter uma boa apresentação pessoal, além do ensino de base”, explica Eline.

Os próximos passos do projeto consistem na análise quantitativa dos indicadores e coleta da percepção dos alunos. A ideia é que a iniciativa seja ampliada para outras cidades em que a construtora está instalada.

Conheça mais sobre o Projeto Alicerce, clicando aqui.