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Ideb 2019: veja as escolas de Paulínia com melhor desempenho no ensino público

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica referente a 2019 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (15)

 Os resultados do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, do Ensino de Paulínia colocam o município acima da média nacional. Os números foram divulgados nesta terça-feira, 15/9, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado nacional é de 5,9 e o Estado de São Paulo 6,5.

No ano de 2019, o índice da rede municipal de Paulínia foi de 6,6. A meta projetada foi atingida e ultrapassada em 0,2, de acordo com o índice. De acordo com o Ideb, a nota deste ano estaria projetada só para 2021, confirmando a crescente dos índices paulinenses.

Medido a cada 2 anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice registrado nos anos iniciais no em Paulínia foi 6,6, em 2017, e manteve 6,6, em 2019, superando a meta de 6,4 considerando tanto as escolas públicas quanto as particulares.

Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, manteve 6,6. No entanto, ficou acima da meta fixada para a etapa, 6,4. No ensino médio, passou de 6,4 para 6,5, ficando abaixo da meta, que era 6,6.

A escola que mais se destacou no IDEB, na avaliação deste ano, foi a EMEF “Oadil Pietrobom”, no bairro Santa Terezinha, que atingiu o nível 7,8, ou seja, 1,4 acima da meta projetada. O município subiu 0,4 pontos na última classificação geral.

O Ideb calcula, em um mesmo indicador, o resultado do fluxo escolar e o desempenho dos alunos em português e matemática, mensurados por meio da Prova Brasil. Quanto maior índice, que vai de zero a dez, maior a taxa de aprovação e a média de aprendizado.

http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=233352

Ideb por etapas de ensino

Apesar do Ideb 2019 revelar avanços em todas as etapas do ensino, apenas nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, cumpriu a meta de qualidade nacional estabelecida.

Nos anos iniciais do ensino fundamental o índice bateu a meta nacional de 5,9, em 2019. Paulínia registrou 6,6. A meta projetada era de 6,2. http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=230384

Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb avançou de 5,1 em 2017 para 5,3 em 2019. A meta este ano era 6,0. http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=233352

No ensino médio, a meta era de 4,2 pontos. Em 2019, o índice foi de 4,6 frente aos 4,0 de 2017. http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=233352